Taça de Portugal XCO#3


Tábua, 11 de Maio de 2008

Depois do excelente resultado obtido em Avis, que me garantiu o 2º lugar na classificação geral da Taça de Portugal de XCO, parti para Tábua com o objectivo de pelo menos defender esse mesmo lugar.

Esperava-se um dia de chuva e vento, mas tal não veio a acontecer, logo pela manhã o Sol fez despertar o pelotão do XCO Nacional.

A categoria de Cadetes contou à partida com 23 atletas. Chegou a hora da partida e logo após o apito do Sr. Comissário há uma queda que origina alguma confusão, felizmente não me envolvi e consegui posicionar-me bem para o início da prova, um início rolante de mais para o meu gosto, mas logo de seguida havia uma descida técnica onde recuperei alguns lugares.

A corrida era liderada por 2 atletas, eram eles João Leal (Team Baeta Bianchi) e Christopher Harvey (BTT Loulé / Barbot - Casa Jenuino / Finibanco) e eu seguia num grupo de atletas que procurava alcançá-los, impus um ritmo um pouco mais forte numa das mais longas subidas do circuito e consegui descolar do grupo, estava a rodar agora no 3º posto tentando chegar ao 1º e 2º classificados, mas estava a ser uma tarefa difícil visto que já tínhamos entrado novamente numa parte do circuito mais rolante onde perdi algum tempo para os da frente e para o grupo que vinha na minha perseguição.

Fui apanhado pelo grupo perseguidor já perto do final da 1ª volta, onde fomos surpreendidos pela queda dos 2 atletas mais adiantados, tinham caído os 2 no mesmo local e não estavam em condições de continuarem.

Após completar a 1ª volta descolei do grupo e ganhei alguns metros de vantagem, eram apenas alguns escassos metros, rodava na frente da corrida mas ainda havia muito para acontecer. Mantive a distância para o grupo perseguidor durante toda a 2ª volta, onde se encontravam os atletas André Pereira (Casa SLB de Vila Real de Santo António) e Carlos Faria (Grupo Desportivo de Creixomil) na entrada para a 3ª volta surge Miguel Ventura (BTT Loulé / Barbot - Casa Jenuino / Finibanco) e passa o grupo perseguidor, o grupo não conseguiu acompanhar o seu ritmo, tínhamos entrado na parte mais rolante do circuito e ele era fortíssimo nessa zona, chegou-se a mim e só tive tempo de colar na roda dele, como íamos começar a descer tentei passa-lo, mas a tentativa foi em vão, pois ele sprintou para não me deixar passar, sabendo que na descida eu era mais forte.

Começámos a descer e consegui cortar uma curva á direita, a partir dai comecei a ganhar vantagem visto que já estávamos na parte que me era a mais favorável, com zonas muito técnicas onde ganhei o tempo necessário para terminar esta prova em Tábua no lugar mais alto do pódio, com esta prova consegui assim a minha primeira vitoria na Taça de Portugal de XCO e ficar na liderança desta competição.

A próxima etapa da Taça de Portugal de XCO realiza-se no dia 25 de Maio, em Ribeira de Pena.

Rui Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário