Arquivo de Noticias





Retrospectiva 2010


Desde o dia 15 de Novembro de 2009 em que representei pela primeira vez a camisola das Bicicletas Santiago/ Palegessos/ Sildicons até ao dia de hoje muito se passou na minha vida, desde alegrias a momentos menos bons... Agora que a época acabou só me resta fazer a retrospectiva de tudo o que ficou para trás e de todos os objectivos cumpridos e aqueles que ainda ficam no sonho!!!
Posso dizer que esta foi a minha 2ª melhor época de sempre em termos de resultados , o 2º lugar na taça de Portugal de XCO foi prova disso , pois desde início que me propus a trabalhar para um top 3 e sinto orgulho em tê-lo conseguido para além disso tive bons momentos de forma em várias outras provas não oficias: regionais, meia-maratona de Portalegre, Open XCR-4H , Maratonas etc... Sou sincero e aquele furo no campeonato Nacional de XCO, desanimou-me muito , pois era objectivo principal para este ano fazer pódio no CN.
Esta foi também a época em que tive a minha primeira experiência na estrada e deu para ver que é um mundo completamente diferente, embora não tenha tido resultados de grande relevo , aprendi muita coisa e deu para ver que o pessoal ainda é mais doido do que no Cross, aquilo quando anda , anda a sério ;)
Por isso também agradeço á equipa do Lousa pelos momentos que me proporcionaram bem como aos meus colegas a quem desejo um Futuro promissor e que se divirtam principalmente.
Como não podia deixar de ser, agradeço á minha família que apesar de não se importar se fico bem ou mal classificado , apenas se preocupam se me sinto feliz com o que faço, principalmente o meu irmão que esteve sempre pronto para por o carro a trabalhar e me levar onde quer que fosse.
Agradeço também ao meu treinador Tiago Aragão com quem sinto orgulho em "trabalhar" e o considero como um amigo e grande responsável pelos bons momentos que tenho atravessado nos últimos 3 anos, é ele que me põe a sofrer no treinos e a sorrir em prova.
E mais uma vez á minha equipa e ao sr José Alves da loja Bicicletas Santiago em Castelo Branco, que teve sempre a meu lado para o apoio quem tanto precisei a nível mecânico e não só. Ao meu director Marco Macedo, que para além disso é colega de equipa e sabe aquilo que se sofre para estar sempre a Top e respeitou os meus altos e baixos, bem como a todos os elementos da equipa , que me deram momentos 5*...
Obrigado também a todos aqueles amigos que acreditam em mim, aqueles que puxaram por mim nas provas que por vezes nem sei o nome, mas que me dão uns Watts a mais. Aqueles que tiveram contra mim e por vezes me disseram para desistir também vos agradeço, e podem gastar mais paleio porque isso só me motiva mais , sou torto e não gosto de desistências por isso continuem.
Agora vou começar a preparar a nova época no ginásio e pensar no futuro ,deixar tudo o que se passou de mau para trás e voltar mais forte, pois para o ano espero continuar forte e em Família nas Bicicletas Santiago/ Palegessos/Sildicons... Thank´s



Norte Alentejano XC#3 Belver


No dia 17 de Outubro desloquei-me ate Belver para realizar a ultima competição desta época , sentia-me sem qualquer cansaço pois poucos foram os dias em que toquei na bicicleta na semana anterior. Como tal tanto poderia obter uma boa classificação, como pelo contrario devido á falta de treino a prova não correr assim tão bem. Belver tinha a espera de todos os participantes um percurso ao nível dos melhores nacionais, considerado por muitos o melhor do Troféu NA , superando assim o já conhecido e espectacular traçado de Avis. Como referi anteriormente , não sabia como me encontrava para esta prova e com uma má partida , fiquei um pouco para trás , até que consegui alcançar o 4º posto, que não mais larguei até final da prova, realizei esta prova com um ritmo um bocado limitado , mas serviu de bom treino e divertimento nas partes bastante técnicas que a mesma  possuí-a .
  
3 Horas de Resistência BTT ADFR - Vila do Crato


No dia 10 de Outubro , desloquei-me até a localidade do Crato para participar numa prova de 3 horas , prova esta que participaram cerca de 80 atletas dos quais 5 pertenciam ao Team Bicicletas Santiago/Palegessos/Sildicons. O percurso da prova estava muito bem construído , tendo zonas onde era preciso alguma técnica e perícia por parte dos atletas. Posso adiantar que a prova me correu melhor do que estava a espera pois numa fase da época em que o treino ja é apenas para rodar as pernas da longa e desgastante época anterior, consegui fazer uma excelente prova , partindo bem alcançando a 3ª posição da geral junto dos dois atletas da frente , Marco Macedo e Miguel Salvado também da minha equipa, com o passar das voltas e com cerca de uma hora de prova, fui ultrapassado por um atleta e assim me mantive até ao fim, onde consegui recuperar algum tempo mas não o suficiente para ultrapassar o 3º atleta mais rápido nesta prova. Terminei assim na 4ª posição da geral e em 1º dos juniores. No colectivo conseguimos ganhar as categorias de juniores, Veteranos A, Seniores, Veteranos C



  
Azar na II Rota do Teixo

Foi este o nome escolhido para a maratona que se realizou dia 3 de Outubro na localidade de Teixoso , próxima da Covilhã, com um traçado com cerca de 60 km , realizados na sua totalidade em plena Serra da Estrela. A maratona ficou marcada desde inicio pelas condições climatéricas adversas e não muito agradáveis a pratica da modalidade , pois a chuva e o vento foram bem notórios de início ao fim do evento. Não estava a contar em realizar muito mais provas este ano, mas foi a convite do meu director e colega Marco Macedo e na companhia de grande parte da minha equipa me desloquei até Teixoso para realizar a maratona. Esta maratona tinha como convidado especial Victor Gamito ex-profissinal de estrada , agora mais empenhado que nunca no BTT. Foi dada a partida por volta das 9h , a corrida começou a ritmo intenso, para uma partida a frio e ainda por cima debaixo de chuva , formou-se um grupo na frente onde eu segui juntamente com praticamente todos os elementos da minha equipa, ao longo da parte inicial de subida em alcatrão foram surgindo alguns ataques de atletas e deixei-me ficar no grupo até que o Vitor Gamito numa parte mais plana , me conseguiu deixar a mim e alguns atletas tendo os restantes seguido na sua roda , até que se entrou no terreno de terra , onde o ritmo na frente seguia muito forte e este ficou-se pela maratona dos 30 km´s. Os primeiros 25 km´s eram especialmente duros , em subida constante , mas não consegui fazer a parte mais dura na prova na frente , e quando seguia a recuperar posições numa das descidas mais perigosas devido a muita pedra existente, fui obrigado a parar devido a um furo na roda de trás que veio a condicionar toda a corrida, tentei arranjar o furo com ajuda do meu colega João Mariano que também se encontrava com problemas ao nível dos travões. Após varias tentativas e passados ja cerca de 20min não conseguimos resolver o problema , o Mariano seguiu e eu levei a bicicleta as costas até a assistência que se encontrava alguns km´´s depois do local onde me encontrava, cheguei a assistência , onde se encontrava o meu irmão com uma roda  a minha espera. Troquei a roda e segui novamente no máximo a tentar recuperar posições , chegando assim na 18ª posição. A minha equipa Bicicletas Santiago / Palegessos / Sildicons não teve um dia facil , com vários furos e avarias , mas mesmo assim conseguiu o 1º lugar por parte do Sérgio Santos , bem com o 3º por parte do Miguel Salvado. 




Campeonato Nacional de Rampa 2010


O 2º Campeonato Nacional de Rampa, em BTT, que se disputou-se no dia 29 de Setembro em Manteigas , no Parque natural da Serra da Estrela. O desafio era superar as dificuldades impostas por uma subida com uma extensão aproximada de três quilómetros e uma inclinação de aproximadamente 15%, com zonas bastante mais inclinadas. O prémio era a atribuição dos títulos de campeões nacionais de rampa. Este campeonato ficou marcado por algumas falhas da organização em vários aspectos, mas sobretudo na atribuição dos tempos finais aos atletas. Em relação a minha prestação , foi aquém daquilo que esperava , mas penso que tal se deva ao facto de ser um atleta pouco explosivo, perdendo muito tempo na parte inicial do trajecto de 3kms, quando seguia a cerca de 1,5km´s do fim comecei a sentir-me melhor , mas ai ja éra tarde para recuperar o muito tempo que perdi inicialmente. No fim terminei na 12ª posição da categoria Junior. Destaco a prestação do meu director desportivo e colega de equipa Marco Macedo que se sagrou Vice-Campeão Nacional de Rampa em Vet.A , bem como a prestação do meu colega Sérgio Santos que realizou a sua segunda competição de sempre e obteve o 3º lugar também em Vet.A .


Maratona BTTGardunha 2010

No dia 19 de Setembro parti para esta maratona de 80km apenas com o intuito de treinar, e acumular alguma rodagem nas pernas e terminar assim uma fase de alguma intensidade de treinos para o campeonato nacional de rampa que se realiza no próximo fim-de-semana em Manteigas. Esta foi uma maratona com um principio muito rolante, que me trouxe algumas dificuldades. Após a parte mais rolante o traçado da maratona marcou a diferença , onde os mais fortes se destacaram na frente da corrida , ficando praticamente cada um por si, pois dava-se inicio a uma longa e dura subida , não me senti nas melhores condições e apenas me limitei a seguir ao ritmo que conseguia na 5ª posição, a partir dessa subida foi feita a diferença e a corrida ficou decidida , pois houve um atleta que conseguiu ganhar alguma distancia , após a parte mais dura, o terreno era novamente muito rolante , cheguei novamente perto de um grupo de atletas onde seguia o Ruben Rocha e Pedro Correia da minha equipa Bicicletas Santiago / Palegessos / Sildicons, mas quando estava quase a recolar ao grupo, tive uma indigestão que me obrigou a para e perder algum tempo, após esta paragem retomei de novo a corrida e mais a frente tive de efectuar nova paragem. Cheguei assim na 5ª posição a cerca de 2 min do 2º Classificado.





                        Fim-de-semana com dupla jornada competitiva 


Norte Alentejano XC#2 Avis 

Após a prova de 4H , parti para esta prova perfeitamente consciente de que não ia estar completamente recuperado do dia anterior, ainda para mais para competir com atletas de excelente nível que marcaram presença em Avis tais como o vice campeão nacional de juniores e o terceiro classificado na taça de Portugal de XCO. A prova de Avis tinha a espera dos atletas um percurso daqueles ao qual já nos habituou ao longo do tempo, um percurso extremamente técnico e físico, sendo um dos circuitos de XC em que mais gosto de correr não só pelas boas recordações que tenho desta vila Alentejana onde alcancei uma das minhas melhores classificações a nível nacional na época 2008 ao fazer 2º a cerca de 20seg do primeiro atleta e primeiro dos atletas portugueses. Esta prova não constava na planificação efectuada por mim e pelo meu treinador, mas como gosto sempre de correr neste brutal e bem construído circuito de XC não pude deixar de marcar presença. Com as limitações causadas pela competição do dia anterior da qual tive cerca de 15h de intervalo para competir em Avis, esperava-me uma corrida onde tinha que gerir a prova com muita cabeça, utilizando alguma da experiência que ja tenho. A partida em Avis é uma partida muito rápida , pois apesar de ser dada em ligeira subida, rápidamente os atletas entram numa parte urbana em paralelo que os leva até as primeiras zonas em single-track , a partir dai é um sobe e desce constante com muitos drops, curvas e contra-curvas, parti dentro do top ten , com muitos atletas a partirem logo para a frente corrida, sabia que não estava nas melhores condições para apertar logo desde início e impus um ritmo certo e constante o que fez com que há medida das voltas fosse ultrapassando vários atletas até chegar junto do 2º classificado a meio da 3º das 4 voltas que os juniores tinham pela frente, a corrida era liderada por Rodrigo Gomes vice campeão nacional, ultrapassei o segundo classificado Kristian e mantive o ritmo que ja trazia , pois estava a pagar o esforço do dia anterior e não conseguia imprimir um ritmo mais forte. Na ultima zona técnica antes da derradeira subida para a meta consegui ganhar alguma vantagem em relação ao Kristian e o 2º lugar parecia garantido , mas na subida final, quando faltavam cerca de 10m para o fim ele teve mais explosão do que eu e conseguiu passar ficando eu em 3º a cerca de 10seg. Após a prova de ontem em Castelo Branco e com apenas 2 semanas de treino após uma paragem mais longa do que aquela que estava planeada para esta fase da época para mim foi uma surpresa poder lutar pelos lugares da frente, pois ja apresentei um bom ritmo neste fim-de-semana e só espero vir a melhorar para as próximas competições. Em termos de equipa as coisas não correram como esperavamos, mas mesmo assim foi um resultado positivo. Alguns atletas acusaram o esforço da prova de 4h no dia anterior, e outros tiveram alguns problemas mecânicos, mesmo assim foi uma boa jornada. Segue-se mais uma semana de treino para domingo voltar a acção desta vez numa maratona de 75 km na Serra da Gardunha que se adivinha bem durinha...  

  
Open XCR#4 Castelo Branco 


No Sábado dia 11 de Setembro marquei presença na ultima prova pontuavél para o Open XCR da beira Interior juntamente coma a minha equipa Santiago / Palegessos / Sildicons . A equipa demonstrou o porque de possuir o domínio completo  desta competição em todas as classes nas quais tem atletas a participar d. O percurso para mim deixou muito a desejar, pois foi aquele que das 3 provas que fiz deste troféu menos gozo me deu fazer, pois o local escolhido para a realização da prova era muito rolante e com poucos sítios onde a perícia dos atletas podé-se ser posta a prova. Em relação a prova impus um ritmo mais forte durante a primeira hora de corrida e depois foi só controlar com o meu colega de equipa Fabio Salvado , que para esta prova já se encontrava em bastante melhor forma. E assim foi gerimos a corrida ao nosso jeito chegando mesmo a dobrar os segundos classificados da nossa categoria, no final terminamos no 3º lugar da geral com mais 2 voltas do que os segundos classificados. No total realizei 12 voltas de 5,6 km´s ao circuito o que deu aproximadamente 3 horas, o meu colega de equipa Fabio fez as restantes 6 voltas que vieram a fazer com que no total déssemos 18 voltas ao circuito , fazendo cerca de 100kms. Amanhã seguirei até Avis para realizar uma prova de XC a contar para o Troféu Norte Alentejano. 

 Resultados da equipa:
Solo:
1º Classificado - João Mariano
2º Classificado - Pedro Correia
7º Classificado - Jorge Ribeiro  
15º Classificado - Ricardo Teixeira                                           FOTOS DA PROVA

Equipas 2 elementos 
1ºClassificados - Ruben Rocha / José Salvado
2º Classificados - Marco Macedo / Miguel Salvado


Equipas 2 elementos sub-19
1º Classificados - Rui Carvalho / Fábio Salvado 






Estou de Volta
  
Após o infortunio no campeonato nacional de XCO e da Volta a Portugal de Juniores onde senti alguma dificuldade em seguir o ritmo dos da frente onde se rolava a grande velocidade fazendo médias a rondar os 40 km/h em etapas com mais de 100 km´s e algumas contagens de montanha de segunda e terceira categoria pela frente. Tive algumas semanas para descansar e recuperar de uma época que tem sido bastante desgastante, pois estar presente em 3 vertentes do ciclismo não é pêra doce, o XCO as Maratonas e a estrada, e precisava de descansar o corpo e a mente. Voltei aos treinos dia 30 de Agosto, com 2 treinos muito duros logo de ínicio , com algum alívio durante a semana para dia 5 de Setembro realizar a primeira competição após a paragem, competição onde apenas tive o objectivo de ver como estou em termos fisicos. Uma maratona com cerca de 80 km a contar para o regional de Santarém onde obti a 7ª posição na categoria promoção. Deu para perceber que me encontro bem , mas que a falta de ritmo é evidente  pois com menos de uma semana de treino é normal. Parti practicamente do fim de um total de cerca de 150 atletas, pois como não tinha participado em nenhuma maratona deste campeonato, a falta de ritmo foi notória logo desde início e só comecei a impor ritmos mais fortes quando já tinha percorrido metade da maratona, chegando mesmo a ultrapassar muitos dos atletas que seguiam á minha frente. Agora segue-se mais uma semana muito dura em termos de treino sem qualquer paragem para estar presente no próximo fim-de-semana no open 4h de resistência Beira Interior em Castelo Branco e talvez no dia seguinte em Avis para realizar a prova doTroféu XC Norte Alentejano. 



Campeonato Nacional XCO 2010 Seia


O dia mais esperado de toda a época tinha chegado,   18 de Julho de 2010. Cheguei por volta das 9h e 30 min ao local da prova para ver as provas da manhã de modo a verificar como ficava o percurso depois de algumas passagens dos atletas , pois iria ficar bastante diferente de quando fiz o reconhecimento no dia anterior. Era um percurso digno de um campeonato nacional , aberto de raiz e pronto a estriar neste nacional, com muita técnica e também zonas muito físicas. Após a realização das provas fui ver a respectiva entrega e atribuição dos títulos nacionais. Por volta das 13h e 45 min iniciei o aquecimento, no qual as sensações estavam a ser muito boas o que viria a adivinhar um bom desempenho durante  a prova. Finalizado o aquecimento fui para junto da linha de partida, partida esta que era dada de uma zona em alcatrão numa subida bastante dura. Os atletas ficaram bastante tempo á espera ao sol, desta vez numa espécie de boxes , onde estavam separadas as diversas categorias, o que levou a que todo o trabalho feito durante o aquecimento fosse perdido ali naquela espera duradoura enquanto se esperavam por atletas de outras categorias que ainda não tinham terminado a sua prova e se fazia a entrega dos prémios das provas anteriores. A organização falhou assim um pouco, não só pelo tempo de espera , mas támbem pelas condições onde os atletas estavam á espera para partir quando se faziam sentir temperaturas próximas dos 40º. Estava confiante num bom resultado , pois trabalhei todo o ano para esta prova e sabia que estava ali praticamente no meu melhor não fosse dorem-me um pouco as pernas. Foi dada a partida com cerca de 10 min de atraso e já se tinha ido aquecimento, os Elite foram os primeiros a partir seguidos dos sub-23 e juniores masculinos, todas as categorias separadas por 2 min.  A chamada foi feita pela classificação na taça de Portugal de XCO e assim fui o segundo a ser chamado atrás do Paulo Cepa vencedor da taça em 2010. Parti na linha da frente e rodava dentro dos 10 primeiros , sempre a recuperar posições , quando reparei que o Paulo juntamente com outro atleta que não reparei quem era. ficarem logo uns metros após a partida, tendo furado. Isto levou a que ficasse mais confiante , o atleta mais regular desta época tinha ficado para trás e eu estava a sentir-me bem e a recuperar para a frente da corrida, completei a primeira volta e após alguns metros após a 1ª passagem pela meta reparei que tinha a roda de trás estava a perder ar, nesta altura já seguia na 5ª posição com sensações muito boas e a recuperar para a frente, mas o azar também me bateu a porta , tal como a muitos outros , tinha furado no mesmo sitio do Paulo e de vários outros atletas, ainda tentei seguir com o pneu vazio , até que este perdeu o ar todo e se tornou impossível andar montado em cima da bicicleta, e pronto todo o trabalho feito era assim deitado fora com um furo a 5 km da meta, fui várias vezes aconselhado pela organização a seguir por caminhos mais curtos até a meta, o que não fiz, pois nunca desisti seja em que prova fosse, não era agora naquela para a qual trabalhei a época toda, a mais importante, aquela para a qual abdicava de todos os outros resultados que tive durante o ano, que iria desistir, lutei até ao fim durante 5 km a pé até que a entrada para a 3ª volta o 1º Junior passou por mim e fui mandado encostar. Acabei assim a prova com lágrimas nos olhos a 2 voltas do vencedor um "puto" que também merece , parabéns Gaspar! O sonho fica assim adiado até um dia.... Parabéns a todos os vencedores e vencidos! 



Open XCR#3 Silvares 

No dia 10 de Julho marquei novamente presença numa prova pontuavél para o Open XCR da beira Interior juntamente coma a minha equipa Santiago / Palegessos / Sildicons . A equipa demonstrou novamente ser a equipa que domina esta competição em todas as classes na qual tem atletas a participar de inícioao fim da prova. O percurso tinha poucas zonas técnicas, mas não foi isso que veio retirar dureza a prova muito pelo contrario , com uma subida inicial em calçada dentro da localidade de Silvares, muito dura , com zonas onde a inclinação se fazia sentir muito significativamente , que veio a fazer diferença para aqueles que se encontravam melhor preparados. A correr no escalão sub-19 juntamnete com o meu colega Fábio Salvado, cadete de primeiro ano. Em relação a prova eu e o meu treinador Tiago Aragão deliniámos que ia fazer á volta de 2 horas a bom ritmo e que depois , geria a corrida de modo ao Fábio poder entrar , pois ele ainda não se encontra na sua melhor forma. E assim foi , a partida foi adiada para as 17h devido ao muito calor que se fez sentir  e os principais candidatos á vitoria quer em equipas , quer a solo colocaram-se na frente da corrida, com o desenrolar da corrida fui ganhando tempo para os adversarios mais directos da minha categoria , e após 2h de corrida seguia com cerca de 4,5 min para o Ruben Carrilho e para o Mário Ramos, que estavam a trocar de 2 a 3 voltas. O meu colega entrou e mesmo com pouco treino conseguiu segurar practicamente toda a vatagem que tinhamos dando apenas uma volta, de seguida voltei a entrar e a manter a distancia fazendo apenas uma volta, o Fabio entra novamente , mantém essa mesma distancia e estavamos a conseguir controlar a vantagem para os nossos adversarios , eu entrei novamente dando mais 1 volta tentando recuperar ainda mais tempo. O Fabio entra novamente e eu entro de seguida para dar as duas ultimas voltas, nas quais recuperei bastante tempo o que levou a que os nosso mais directos adversarios terminassem aquase 10 min de atraso. No total realizei um total de 10 voltas e o Fábio realizou 3. A prova serviu assim para consolidar a fase de preparação para o principal objectivo da época no proximo dia 18 de Julho em Seia , onde se realiza o Campeonato Nacional de XCO.

 Resultados da equipa:
Solo:
1º Classificado - João Mariano
4º Classificado - Pedro Correia
6º Classificado - Jorge Ribeiro                                                  FOTOS DA PROVA

Equipas 2 elementos 
1º Classificados - Marco Macedo / Miguel Salvado
4ºClassificados - Ruben Rocha / José Salvado

Equipas 2 elementos sub-19
1º Classificados - Rui Carvalho / Fábio Salvado




Avaliações Físicas no CTAD


No dia 2 de Julho desloquei-me pela primeira vez até ao CTAD, onde realizei a 2ª avaliação física da época, de modo a poder determinar não só, como me encontro fisicamente nesta fase da época quando o principal objectivo se aproxima, mas também para determinar os níveis de intensidade de treino, para assim evoluir ainda mais. Estes testes vieram a mostrar que me encontro num bom momento de forma, obtendo melhores resultados do que na outra avaliação física feita em Janeiro. A determinação dos níveis de treino é importante para assim poder treinar da forma mais correcta para os próximos objectivos. O CTAD tem um ambiente bastante bom, com todo  o material necessário para garantir o máximo rendimento de um atleta de ciclismo não só a nivel de treino , mas também com  aconselhamento  nutricional , bem como a nível de suplementação. O CTAD esta a aberto assim a todos aqueles que queiram melhorar a seu rendimento , podendo marcar o seu teste com o mestre em Treino de Alto rendimento Tiago Aragão


Campeonato Nacional de Estrada


O campeonato nacional de estrada realizou-se no passado dia 26 de Junho em Stª Maria da Feira. Num circuito com cerca de 12,5 km por volta, circuito este muito selectivo , possuindo de tudo um pouco desde partes mais rolantes , descidas algumas das quais técnicas e como não podia deixar de ser com alguns topos e uma subida final em calçada que veio a dificultar a tarefa aos atletas. O meu objectivo nesta prova era o de fazer o melhor resultado possível, mas sobretudo fazer uma boa preparação para os Nacionais de Btt. A categoria junior tinha a sua espera um total de 9 voltas , o que dava cerca de 111 km de prova. A prova começa a descer e rapidamente o numeroso pelotão com mais de 100 atletas se fez a estrada , pelotão este ainda muito nervoso que rodava a um ritmo bastante alto, surgiram algumas fugas , mas devido a minha inexperiencia não consegui estar bem colocado para seguir em nenhuma delas, com o passar das voltas o pelotão foi perdendo unidades , e ia havendo sucessivos cortes devido a quedas e constantes trocas de ritmo, fiquei num desses cortes e não consegui recolar. E assim foi, segui num grupo juntamnete com alguns atletas , onde fui praticamente sempre a por o ritmo de modo a trabalhar para outros objectivos. No final fui mandado encostar á entrada para ultima ficando um pouco desiludido, apesar de saber que estava ali apenas para treinar, mas sabia que tinha de dar  meu melhor. Seguem-se semanas difíceis de treino com muita carga. 


  
Final da Taça de Portugal XCO 2010 


Faço um balanço bastante positivo da Taça de Portugal de XCO, conseguindo um excelente 2º Lugar da Geral. O 3º lugar logo na prova inaugural da taça fez-me acreditar , que estava para vir mais um ano em grande e foi isso que se veio a verificar. Com algumas provas menos conseguidas pelo meio, consegui ser o segundo atleta mais regular na Taça de Portugal. Quero agradecer a todos os que me apoiaram , principalmente á minha equipa Bicicletas Santiago/palegessos/Sildicons, bem como á minha familia , treinador e amigos, pois sem todos vocês não teria sido possível este resultado.


 Taça de Portugal XCO#5 Tábua


A 5º e ultima prova pontuavel para a Taça de Portugal de XCO realizou-se este domingo dia 20 de Junho na bonita vila de Tábua. Chegui ao local no sabado por volta das 15h e 30 min juntamente com a equipa ForvijovemBTT para   reconhecer o circuito, o percurso era muito indentico ao do ano anterior, com um nível de dificuldade técnico baixo, sendo constituído por parte em estradão onde se punham a prova as características físicas dos atletas.  Após a realização do reconhecimento dirigi-me ao Hotel para lanchar e descansar durante o resto da tarde . Os principais favoritos a vitoria final nas diversas categorias estavam presentes para consolidar a sua classificação. Tinha como principal objectivo a partida para esta prova manter o 2º lugar na geral da taça de Portugal pois, só com algum imprevisto poderia chegar ao primeiro classificado. A  prova teve inicio pelas 14h  de domingo com as categorias de Elite , Sub-23 e Juniores masc . A partida foi dada num estradão de terra batida , com alguma pedra solta  , de modo a alongar o pelotão , uma zona muito rápida e plana que me veio a causar problemas logo desde início , não conseguindo seguir com os atletas da frente,  rodando forao do top 10, cabia-me recuperar lugares e chegar o mais a frente possível , fui recuperando lugares rolando junto com alguns atletas até chegar ao top 10 , cheguei a andar no 7º posto, mas paguei a factura de uma má partida e num percurso que pouco se adaptava as minhas caracteristicas, tive uma quebra durante a 3º volta o que fez com que viesse a terminar na 10º posição, posição esta muito aquém das minha espectativasa. A prova  foi ganha , pelo João Leal ( Jorbi Test Team) seguido do Rodrigo Gomes ( Team Bike Zone / Quintajense ) e Paulo Cepa (  PóvoaBTT / Maxibikes / School Eventos ). Não me correu como esperava pois tinha intenção de obter um resultado melhor, mas as caracteristicas da prova e um dia em que não me encontrei no meu melhor vieram a ditar este resultado. Destaco ainda o resultado do Veterano A Marco Macedo que conseguiu subir ao 4º lugar do podio na categoria de Veteranos A, mostrando estar a atravessar um excelente momento de forma.

A equipa marcou presença com um total de 6  atletas:
Elite: 
19o             02:17:48           35                Correia, Pedro  
Sub-23:
9o              01:50:00            133            SALVADO, Miguel  
16o            01:54:00            122            TEIXEIRA, Ricardo
Juniores:
10o            01:28:04            202            CARVALHO, Rui F.                    Fotos da prova
Veteranos A:                                                                                          
4o            01:21:45            311            MACEDO, Marco
Veteranos B:
 21o            01:15:35            423        SALVADO, Jose

 5 primeiros classificados juniores:
1º   01:19:40         228         LEAL,João                    Jorbi Test Team       
2º   01:20:39       201     GOMES, Rodrigo     Team Bike Zone /Quintajense
3º    01:22:14    222   CEPA, Paulo         PóvoaBTT / Maxibikes / School Eventos
4º   01:23:15    221      NUNES, Ricardo A.         CNTN Aktive Team
5º   01:24:19   229  RIBEIRO, Fábio   Candibyke/MonteMozinho/Metal Trigueira
10º 01:49:04   202  CARVALHO, Rui F.  Bicicletas Santiago /Palegessos/Sildicons
     
                                   III Maratona Internacional de Marvão



No passado domingo dia 13 de Junho desloquei-me até Marvão mais propriamente á localidade de Santo António das Areias, para competir na III Maratona Internacioanal de Marvão. Não tinha qualquer objectivo se não realizar um bom treino e conhecer novos trilhos. A partida foi dada por volta das 9h, o pelotão de bettistas tinha pela frente cerca de 7 km a subir até ao Castelo de Marvão, 5 desses km eram feitos em calçada romana o que veio a dificultar a tarefa dos atletas. Não parti na linha da frente, mas logo na primeira subida em Alcatrão, cheguei-me á dianteira , ninguem queria assumir a corrida, até que começou a subida em calçada para o Castelo onde me destaquei com 2 atletas, um dos quais do pais visinho, pois esta maratona , tal como o nome indica era Internacional e houve alguns atletas Espanhois que marcaram presença. Voltando á corrida, seguia-mos um grupo de 3 atletas na frente , com o passar dos km a subida foi endurecendo, pois a inclinação começou a aumentar, fui ganhando um fosso para os 2 atletas que seguiam na perseguição , fosso esse com cerca de 400m, a partir dai não mais larguei a dianteira e controlei a prova, fui ganho vantagem nas partes que me eram mais favoraveis, e controlando para trás , pois como os primeiros 25 km tinham practicamente a totalidade de Km´s de acumulado de subida dava para controlar os atletas que seguiam na perseguição, a partir do km 25 e ja em território Espanhol a prova tornava-se mais rolante com várias descidas e zonas de estradão. Passamos por algumas localidades espanholas como por exemplo Valência de Alcantara. Deixei de ter a noção do tempo que trazia para trás e a faltarem cerca de 25 km para o fim , quando seguia junto da mota que seguia na frente da maratona , houve um atleta que se chegou a mim , pois estávamos numa zona muito rolante e eu anbrandei um bocado o ritmo, segui cerca de 5 km com esse atletas, pois ele era muito forte a rolar, tendo de seguir mesmo na sua roda. O terreno a faltarem cerca de 15 km começou novamente a inclinar , com algumas zonas técnicas bem engraçadas e ai saltei novamente a só para a cabeça da corrida , fui ganhando vantagem até ao final , onde cheguei com cerca de 6 min para o segundo classificado. A maratona tinha um total de aproximadamente 80 km, deu assim para realizar um bom treino e meter algumas horas e quilómetros de Btt, a seguir a um dia que não foi facil, com um treino muito intenso de cerca de 2h 40 min com bicicleta de estrada. Retiro uma avaliação positiva da maratona , pois vinha cansado do dia anterior, mas mesmo assim isso acabou por não se reflectir muito , conseguindo obter a 1ª posição. A organização da prova esta de parabéns, penso apenas que têm de ter um pouco mais de cuidado com as marcações e sobretudo com as silvas que se encontravam nalgumas zonas do percurso , podendo ferir os participantes.  Segue-se a prova da Taça de Portugal XCO dia 20 em Tábua. 
 Mais analises da prova em:




 Taça de Portugal XCO#4 Rio de Mouro

  
A 4º prova pontuavel para a Taça de Portugal de XCO realizou-se este domingo dia 6 de Junho em Rio de Mouro. Cheguei ao local no sábado por volta da uma da tarde para reconhecer o circuito, o percurso era idêntico ao do Campeonato Nacional XCO 2009, com apenas algumas alterações. Um circuito que me trazia boas recordações e ao qual me adapto bastante bem , com muita subida e zonas muito técnicas, caracterizado por muitos como o melhor circuito de BTT a nível nacional. Após a realização do reconhecimento eu e a minha equipa (Bicicletas Santigo/Palegessos/ Sildicons) fomos para Oeiras onde ficamos hospedados até domingo. Mais uma vez marcaram presença as principais referencias do btt no panorama nacional. Parti para esta prova com objectivo de consolidar a classificação geral da taça de Portugal e de fazer um bom resultado. A prova teve inicio pelas 14h com as categorias de Elite , Sub-23 e Juniores masc . A partida era dada para uma subida de terra batida de modo a alongar o pelotão , mas rapidamente se entrava numa zona técnica em single-track que iria levar alguns dos atletas a desmontar , pois ainda ia tudo muito junto . As categorias partiam  com uma diferença de 2 min. A ultima classe a ser chamada foi a classe de juniores, com um total de 29 atletas. Em relação á prova, correu da melhor maneira , com uma partida razoável, fui obrigado a desmontar e fazer um bocado da primeira subida do circuito á mão , pois os atletas que seguiam a minha frente tambem desmontaram , obrigando assim a que eu tivesse de desmontar, perdendo algum tempo para a frente da corrida tempo este que numa prova de XCO é precioso. Na frente da corrida, ja se tentavam isolar alguns atletas. Com uma partida muito forte Paulo Cepa (Póvoa BTT/Maxibikes/School Eventos)  seguido de Miguel Gaspar  (S.C. Maria da Fonte/ Geomoinho), Fabio Ribeiro (Candibyke/MonteMozinho/Metal Trigueira) e Pedro Carvalho (Rodabike/ Gas) , tendo os 2 primeiros ganho vantagem , eu segui num grupo a rodar dentro dos 10 primeiros, o grupo foi ficando reduzido ao longo , das voltas, devido ás diferentes trocas de ritmo ao longo de toda a prova, até que a 2 voltas do fim impus um ritmo mais forte  , juntamente com o único atleta que conseguiu vir comigo , Ricardo Nunes (CNTN Aktive Team), alcançamos  o 3º classificado e começamos a ganhar vantagem, com o 2º classificado a vista e a faltar uma volta para o final ataquei e isolei-me no 3º posto, chegando mesmo a rolar a 30 seg do 2º, mas não foi possivel chegar mais a frente e no final terminei na 3ª posição. Retiro uma análise bastante positiva da prova pois bati-me com os melhores atletas nacionais , e este foi também o meu segundo pódio na Taça de Portugal de 2010. A corrida, que foi ganha , por  Paulo Cepa (  PóvoaBTT / Maxibikes / School Eventos ), seguido de Miguel Gaspar  (S.C. Maria da Fonte/ Geomoinho) . Consolidei o 2º lugar na geral da taça de Portugal de XCO , que nesta altura é liderada pelo Paulo Cepa. A proxima prova e ultima da taça de Portugal realiza-se a 19 de Maio em Tábua, local que me trás boas , mas tambem más recoradações... Quero agradecer á minha equipa , pois tem-se mostrado uma autentica familia, e cada vez , mais unida o que torna mais fácil o empenho dos atletas para conseguirem bons resultados. De destacar tambem  a prova de Marco Macedo, que estava a realizar uma excelente prova , que tudo indicaria , uma subida ao podio, mas que um problema mecânico á entrada para a 5ª volta veio a condicionar toda a corrida.



A equipa marcou presença com um total de 5  atletas:
                                       Fotos da provas
Elite:
17º           1 LAP                        CORREIA, Pedro          
Sub-23:
11º            02:13:52            133            SALVADO, Miguel
Juniores:
 3º            01:48:08            202            CARVALHO, Rui F.
Veteranos A:
12º            01:53:30            311            MACEDO, Marco           
Veteranos B:
18º            01:25:26            423            SALVADO, Jose
  
Classificação 5 primeiros juniores masc:

1º   01:44:15   222  CEPA, Paulo            PóvoaBTT / Maxibikes / School Eventos       
2º  01:47:09  226  GASPAR, José         S.C. Maria da Fonte / Geominho           
3º  01:48:08 202 CARVALHO, Rui F.    Bicicletas Santiago / Palegessos /Sildicons          
4º 01:48:48   221  NUNES, Ricardo A.   CNTN Aktive Team      
5º 01:49:12   229  RIBEIRO, Fábio     Candibyke/MonteMozinho/Metal Trigueira     




Open XCR Beira Interior- 4h Fundão 

A equipa Santiago / Palegessos / Sildicons marcou presença na primeira prova pontuavel para o Open XCR da beira Interior. A equipa demonstrou estar  a atravessar um bom momento de forma dominando practicamente todas as classes do ínicio ao fim da prova. O percurso tinha zonas extremamente técnicas o que veio a dar muita animção a prova , mas as dificuldades não faltaram , com uma subida inicial com cerca de 2 km, muito dura , com zonas onde a inclinação se fazia sentir muito significativamente , que veio a fazer diferença para aqueles que se encontravam melhor preparados. Sendo sub-19 e não podendo fazer a prova a solo, corri com o meu colega de equipa Fábio Salvado, cadete de primeiro ano, como o Fábio apenas tinha treinado 2 vezes para esta prova, e eu vinha de uma semana algo dificil em termos de carga de treino, sabia-mos á partida que não iamos ter uma tarefa nada fácil, para derrotar a concorrencia, mas a palavra de ordem desta prova fica como “Foi por pouco”  , como este foi um campeonato em que dissidi participar apenas á ultima da hora e o objectivo é apenas a preparação para objectivos que se avizinham, eu e o meu treinador Tiago Aragão deliniámos que ia fazer á volta de 2 horas a bom ritmo e que depois , geria a corrida de modo ao Fábio poder entrar , pois ele ainda não estava na melhor forma, apenas com 2 treinos realizados depois de muito tempo sem tocar na bicicleta, pois ele é craque noutras andanças.. E assim foi , a partida foi dada as 15h e os principais candidatos á vitoria quer em equipas , quer a solo colocaram-se na frente da corrida, eu seguia um pouco mais atrás em 4º lugar, com o desenrolar da corrida fui ganhando tempo para os adversarios mais directos da minha categoria , e após 2h de corrida seguia com cerca de 5 min para o Ruben Carrilho e para o Mário Ramos, que estavam a trocar de 2 a 3 voltas. O meu colega entrou e mesmo com pouco treino conseguiu segurar practicamente toda a vatagem que tinhamos dando apenas uma volta, de seguida voltei a entrar e a manter a distancia fazendo apenas uma volta, o Fabio entra novamente , mas como esta já era a sua segunda volta revelou algum desgaste e perdeu tempo para os nossos concorrentes directos que ficaram a cerca de 2 min, eu entrei novamente dando mais 2 voltas tentando recuperar o tempo perdido e deixando a ultima e decisiva volta para o Fabio, recuperei mais um minuto e pensei que os 3 minutos de vantagem que tinhamos eram suficientes para o Fábio dar tudo na ultima volta e não ser apanhado pelos outros atletas, mas tal não veio a acontecer e o Fábio foi alcançado pelo Ruben Carrilho , a faltar cerca de 1 km para o fim, o que me custou um pouco pois andámos 4 horas na frente e perdemos a prova no ultimo kilometro , no total realizei um total de 10 voltas e o Fábio realizou 3. Embora não tenha ganho, sinto que a prova contribuiu para a minha evolução que era o principal objectivo , e me trás alguma confiança em relação aos principais objectivos , pois com um treino bastante intenso realizado na 6ª feira, cheguei a esta prova practicamente recuperado, e não me recentindo muito. Juntando o facto de com 2 horas de corrida ter cerca de 5 min de avanço para os meus adversarios de categoria sub-19 que estavam a trocar de 2 a 3 voltas  e ainda o facto de nesse mesmo momento seguir na frente do vencedor a solo, com 2 horas decorridas e continuando a sentir-me bem nas restantes voltas que efectuei ao percurso. Foi um bom treino, parabéns a todos os vencedores e em especial ao meu colega Fábio, na Guarda ninguém nos para puto :D!!!  Para a semana sim é a valer ( Taça de Portugal XCO em Rio de Mouro




Resultados da equipa:
Solo:
1º Classificado - João Mariano
2º Classificado - Ricardo Teixeira
4º Classificado - Pedro Correia
20º Classificado - Jorge Ribeiro                                              Fotos da Prova
Equipas 2 elementos 
1º Classificados - Marco Macedo / Miguel Salvado
4ºClassificados - Ruben Rocha / José Salvado
Equipas 2 elementos sub-19
2º Classificados - Rui Carvalho / Fábio Salvado
  


3ª PROVA TAÇA DE PORTUGAL DE ESTRADA



A 3ª prova pontuável para a taça de Portugal de juniores  realizou-se Sábado dia  22 de Maio em Fafe num percurso duro fisicamente, no qual muitos atletas viriam a desistir,  tinha de tudo um pouco, desde partes mais rolantes a topos inclinados ou seja era um circuito muito selectivo , onde o forte vento que se fez sentir veio a causar algumas dificuldades acrescidas á maior parte do pelotão nacional de juniores. A prova inciou-se pelas 14:30h com cerca de 120 atletas dos quais apenas 75 conseguiram terminar a prova. Encontrava-me confiante em relação a um bom resultado, mas como não estou muito habituado a estas andanças, sabia que não ia ser fácil. A partida para esta prova foi dada logo para uma descida inicial um pouco complicada para o numerososo pelotão  mas rapidamente se alterou essa situação, o pelotão de cerca de 120 atletas tinha a sua espera uma subida, onde o numeroso grupo se foi alongando devido aos ataques deferidos por vários atletas na frente da Corrida. Após algum tempo de prova, e já ultrapassadas as primeiras subidas com alguns atletas a ficarem para trás , o pelotão entra numa longa descida, como ainda não tenho muita noção de onde me colocar, fui ficando para trás e mal acabou a descida, inciciou-se novamente outra subida. Surgiram diversos ataques na frente do pelotão, seguindo eu na cauda do pelotão perdi o contacto, pois houve vários cortes e eu fiquei num desses cortes, tentando chegar ao grupo da frente o que não me foi possivel, pois ja estava muito atrás, com a ajuda de alguns atletas e já com algum desgaste consegui recolar no pelotão a descer , mas o desgaste ja era muito e mal recolei tive o asar de apanhar um novo corte no pelotão após uma queda de um atleta e ai fiquei sem hipotese de resposta , pois ja estava muito desgastado, a partir dai foi gerir a corrida até ao fim passando por varios grupos intermédios e recuperando lugares para a frente da corrida, comigo seguia o Fábio Torres amigo e atleta de BTT que foi colaborando comigo como pôde , para chegarmos o mais a frente possível. Terminei assim no 56º lugar. Mais uma vez os atletas do Btt , Rodrigo Gomes , João Leal , Fabio Torres , Carlos Faria, José Gaspar, e Mario Ramos marcaram presença nesta prova ficando alguns bem classificados .  Para a semana há mais, mas desta vez na minha vertente BTT...


 Taça de Portugal XCO#3 Moreira de Cónegos

 Foto by: Anabela

  A 2º prova pontuavel para a Taça de Portugal de XCO realizou-se no dia 16 de Maio na Vila de Moreira de Cónegos. Chegui ao local no sabado por volta da uma da tarde para reconhecer o circuito, o percurso era do meu agrado com um acumulado de subidas por volta bastante interessante e uma dificuldade técnica elevada , pondo a prova  a perícia dos atletas. . Após a realização do reconhecimento eu e a minha equipa Bicicletas Santigo/Palegessos/ Sildicons) fomos afinar as maquinas e jantar , para depois descansarmos até ao dia da prova. Mais uma vez marcaram presença as principais referencias do btt no panorama nacional. Parti para esta prova com objectivo de consolidar a classificação greal da taça de Portugal e se possivel melhorar. A  prova teve inicio pelas 14h horas de domingo com as categorias de Elite , Sub-23 e Juniores masc . A partida era dada uma zona de alcatrão , de modo a alongar o pelotão , mas rapidamente se entrava numa zona de empedrado que iria levar os atletas até á primeira zona de Single-tracks . As categorias partiam  com uma diferença de 2 min. A ultima classe a ser chamada foi a classe de juniores, com um total de 36 atletas.  Em relação á prova,  não correu como estava a espera , com uma má partida onde fiquei fechado á entrada na primeira curva perdi a dianteira da corrida,  tendo ficado muito para trás,  rodando dentro do top 10, cabia-me recuperar lugares e chegar o mais a frente possível , fui recuperando de volta para volta, até que ha entrada para a terceira volta consegui encontrar o meu ritmo e assim subir mais alguns lugares alcançando o 7º e 6º classificados, e conseguir assim alguma vantagem em relação a eles, voltei a quebrar na 4 volta, mesmo assim cheguei mais perto dos adversários que seguiam á minha frente, não sendo o suficiente para os alcançar . Terminei assim na 6ª posição da corrida, que foi ganha , por Rodrigo Gomes ( Team Bike Zone / Quintajense ) após a avaria mecânica do Paulo Cepa (  PóvoaBTT / Maxibikes / School Eventos ) a poucos metros da meta. Consolidei o 2º lugar na geral da taça de Portugal de XCO , que nesta altura é liderada pelo Paulo Cepa. Não me correu como esperava pois tinha intenção de obter um resultado melhor, a próxima corrida pontuavel para a taça de Portugal realiza-se em Rio de Mouro no dia 6 de Junho, espero que até la recupere e me apresente com um ritmo competitivo mais elevado.     


A equipa marcou presença com um total de 5  atletas:
 Sub-23:






8º          02:09:20            122            TEIXEIRA, Ricardo                                   
9º            02:11:43            133            SALVADO, Miguel           
Juniores:
6º          01:49:04            202            CARVALHO, Rui F.                 Fotos da prova                                                                                                      Classificações Completas


Veteranos A: 
7o            01:47:31            311            MACEDO, Marco
Veteranos B:






20o            01:41:38            423            SALVADO, Jose


 6 primeiros classificados juniores:
1º   01:42:53     201    GOMES, Rodrigo     Team Bike Zone / Quintajense           





2º   01:43:16    222   CEPA, Paulo       PóvoaBTT / Maxibikes / School Eventos           
3º    01:43:46   228     LEAL, João                        Jorbi Test Team            
4º    01:47:22   221     NUNES, Ricardo A.            CNTN Aktive Team           
5º     01:47:40  229     RIBEIRO, Fábio   Candibyke/MonteMozinho/Metal Trigueira           
6º    01:49:04  202    CARVALHO, Rui F.   Bicicletas Santiago / Palegessos /Sildicons    




                     Mais um fim-de semana em grande para equipa....
                                        Portalegre BTT 2010
Após o excelente fim-de-semana competitivo de 24/25 de Abril onde a equipa conseguiu excelentes resultados não só a nível regional com o circuito inatel, mas tambem a nível nacional com optimas prestações na maratona da Taça de Portugal em Alte , onde a equipa esteve em destaque sobretudo após o excelente 8º lugar da geral do atleta Pedro Pereira (Conguito), a equipa  Bicicletas Santiago / Palegessos /Sildicons esteve mais uma vez presente num dos maiores enventos a nivel nacional na vertente de maratonas. Estou assim a falar da conhecida maratona de Portalegre. Chegamos por volta das 6h e 40 min para de modo a ficarmos bem posicionados na grelha de partida, pois para obter bons resultados é essencial uma boa partida. A partida foi dada as 9h, como ja vem sendo habito o numeroso pelotão inicialmente percorreu alguns quilómetros em estrada para alongar com objectivo de ao entrar nas partes de terra não haver tanta confusão. A historia da corrida dos 54 km (meia maratona) ficou marcada á entrada para o terreno de terra , onde após a longa subida inicial onde os dos 54 km e dos 100 km rodavam juntos , se formou um grupo na frente onde eu seguia. Um pouco antes da separação das duas maratonas quebrei e perdi o contacto com a frente da corrida, onde seguiam principalmente atletas dos 54km, tendo-se formado um grupo de 4 atletas na frente onde seguia o meu colega de equipa Miguel Salvado, com o decorrer da prova e após a entrada em zonas com maior técnica, aproximei-me do grupo e colei, com o decorrer da maratona as constantes trocas de ritmo no grupo levaram a que um dos atletas fica-se para trás e assim o grupo fica-se reduzido a 4, eu o Miguel o Ruben e o Nuno Oliveira(ex camp. Nacional de XCO 2007) fizemos grande parte da maratona juntos, até que o Miguel e o Nuno Oliveira aumentaram o ritmo e eu e o Ruben Carrilho ficamos para trás, á entrada para a derradeira e mais longa subida da maratona seguia na roda Ruben a cerca de 2 min da frente da corrida, passei para  a frente a puxar e assim continuei , manti a distancia para a frente, durante algum tempo, frente essa onde o meu colega de equipa que está em excelente forma , já dominava com alguma vantagem em relação ao Nuno Oliveira, e assim foi até final com a vitoria do Miguel, seguido do Nuno Oliveira e eu fiquei-me pela 3ª posição. Nos 100 km Marco Macedo , esteve tambem em grande destaque , seguia na frente da corrida com o vencedor Valério Ferreira, mas surgiu um furo que o levou a perder alguns lugares, ficando mesmo fora do top ten, mas resolvida  a situação , efectuou uma incessante recuperação até ao 4º posto , no qual viria a terminar, mesmo após uma queda que lhe trouxe algumas mazelas nos quilómetros finais. José Salvado também com uma excelente participação conseguiu o objectivo ao qual se propôs á partida para esta maratona, objectivo esse cumprido abaixo das 6h de prova. A equipa mostrou um grande desempenho , visto que nenhum de nós se prepara para as maratonas mas sim para o XCO , e mesmo levando a maratona com uma forma de preparação conseguimos excelentes resultados. Prova disso foi que colocamos no podio da meia maratona 2 atletas e um no primeiro lugar (Parabéns Miguel). Segue-se mais uma semana de treino intenso, para na Taça de Portugal em Moreira de Cónegos (Guimarães) estar a top, porque ai sim tenho de estar em forma :)


SUPERIORIDADE nos principais escalões....


A 12ª prova pontuável para o circuito inatel realizou-se  sabado dia 24 Abril num circuito com poucas alterações em relação ao dos anos anterirores mas com algumas partes em single-track aberto de raiz. O  dia apresentou-se bonito, com o sol a fazer-se sentir. O  percurso desenhado pelo CCD da Serra esteve ao nível dos melhores, o que ja era de espera , pois este é um percurso dos que mais gosto circuito Inatel , pois é practicamente todo em Single-track com um nivel de dificuldade bastante aceitável, pondo assim á prova as características técnicas individuais dos atletas. No que toca à prova tinha mais uma vez como objectivo a preparação para competições de âmbito nacional. Com uma boa partida coloquei-me na frente da corrida de juniores, tive alguma dificuldade inicialmente pois tinha uma dificil missão de ultrapassar os atletas mais lentos da categoria sénior, algo que se tornou um pouco dificil inicialmente pois estes iam muito juntos, o que levou com que praticamente todos os atletas da categoria junior me alcançassem, ataquei a corrida logo na primeira volta e a partir dai foi só gerir e tentar chegar aos atletas da frente, acabando com o meu colega de equipa Miguel Salvado , que se veio a qualificar na 4º posição da categoria sénior. A equipa conseguiu ainda o primeiro e segundo lugares do pódio da categoria sénior com Marco Macedo e Pedro Correia respectivamente. Ainda nos veteranos B , José Salvado com uma prova em grande nível e com uma gestão correcta durante as primeiras duas voltas, levou a melhor sobre o seu principal adversário, deixando em aberto a luta até á ultima prova do circuito que se realiza no dia 15 de Maio. Prova essa onde ja não vou estar presente pois tenho prova da Taça de BTT no dia seguinte. 


Veteranos B
1ºJosé Salvado

                                                                           Fotos da prova                                        
 Sénior                                              
1º Marco Macedo
2ªPedro Correia
4º Miguel Salvado
5º Ruben Rocha
5º Ricardo Teixeira                              
Junior
1º Rui Carvalho  

Taça de Portugal XCO #2 Povoa do Lanhoso

  O momento para o 2º confronto a sério da época na vertente de Btt, chegou no dia 18 de Março áo parque aventura diverlanhoso situado nas proximidades da Povoa do Lanhoso . Chegui ao local sábado a tarde para reconhecer o circuito,  tal facto foi dificultado pela queda de uma forte chuvada , mal iniciei o reconhecimento, o que veio a alterar um pouco a planificação feita pelo meu treinador para o presente dia, tendo apenas feito 2 voltas ao percurso. Percurso este pesado devido as condições em que o terreno ficou, tornando assim o percurso mais duro, puxando assim mais pelo fisico dos atletas , com um nivel técnico um pouco baixo, apenas contrariado com algumas curvas e partes mais engraçadas que existiam pelo meio, o percurso possuia algumas subidas sendo estas feitas com curvas para patamares planos onde apenas no final de cada patamar se subia um pequeno topo para de seguida se entrar num novo patamar plano. Após a realização do reconhecimento eu e a minha equipa Bicicletas Santigo/Palegessos/ Sildicons) fomos afinar as maquinas e jantar , para depois descansarmos até ao dia da prova. . Estiveram presentes nesta prova as principais figuras do Btt Nacional nas diversas categorias. Parti para esta prova com objectivo de consolidar a classificação da prova anterior e se possível melhorar . A minha prova teve inicio pelas 13:30 horas de domingo com as categorias de Elite , Sub-23 e Juniores masc . A partida era feita numa zona com poucas condições para a realização da mesma , pois anda nem cem metros do percurso estavam percorridos e os atletas tinham a sua espera uma apertada curva cheia de regos das chuva á sua direita. As categorias partiam  separadas por cerca de 2 min. A ultima classe a ser chamada foi a classe de juniores, com um total de 48 atletas, dois quais alguns atletas espanhois. Em relação á prova,  não correu como estava a espera , com uma má partida onde fiquei fechado a entrada na primeira curva perdi a dianteira da corrida pois fiquei retido logo na primeira curva, tendo ficado muito para trás,  ficando mesmo fora do top 20, a partir dai tinha a tarefa dificultada pois os principais favoritos a vitoria tinham arrancado na frente. Coube-me manter a cabeça fria  tenta ultrapassar o maior numero de atletas, algo que não me estava a correr bem nas primeiras 3 voltas de corrida, pois fiquei abalado psicologicamente, com a agravante de alguns problemas mecânicos, que também vieram ajudar o atraso que ja possuia para a frente da corrida onde seguia um atleta do pais visinho e o  o Paulo Cepa (Póvoa BTT/Maxibikes/School Eventos). A entrada para a penultima volta penso que ja me encontrava no top 20 e  a coisa começou a correr melhor, comecei a sentir-me um pouco melhor e fui alcançado varios atletas que seguiam na minha frente, tendo nas 2 ultimas voltas ultrapassado cerca de 15 atletas chegando-me mesmo na parte final ao 4º classificado que apertei na ultima descida, tendo feito assim uma recuperação fantastica nas 2 ultimas voltas da corrida, chegando a meta em sprint com o 4º 5º e 7º classificados , tendo terminado assim com o mesmo tempo do 4º e 5º classificados, alcançando assim o 6º posto na classificação. Esta prova não me correu tal como queria , sofri de alguns azares no seu decorrer, mas há que seguir em frente , pois ainda nada está perdido e apesar de ter obtido uma classificação fraca , alcancei assim o 2º lugar na geral da Taça de Portugal XCO 2010, o que me leva a pensar que ainda nada esta perdido e que as proximas provas ainda têm muito para correr. .                                                                                                                                                                             A equipa marcou presença com um total de 5  atletas, entre os quais se destacam:


 Sub-23:
11o           01:47:43             133             SALVADO, Miguel 
24o            DNF                   141            TEIXEIRA, Ricardo (problemas mecânicos)
Juniores:
6o             01:29:30              203             CARVALHO, Rui F.
Veteranos A:
8o             01:10:50              310            MACEDO, Marco           
Veteranos B:
26o           01:02:31              414            SALVADO, Jose


 6 primeiros classificados juniores:
1º      01:24:21            249           GUEDE, Pablo                   CC Maceda - Academia Postal - Actyon
2º      01:25:44            201           CEPA, Paulo                       PóvoaBTT / Maxibikes / School Eventos                                                                            
3º      01:26:01            206            GASPAR, José                 S.C  Maria da Fonte/ Geomoinho                                           4º      01:29:30            226            CARVALHO, Pedro            Rodabike/ Gas
5º       01:29:30            248            BUA, Iago                   CC Maceda - Academia Postal - Actyon
6º      01:29:30          203        CARVALHO, Rui F.            Bicicletas Santiago / Palegessos /Sildicons




Volta as Terras de Loulé

Sem objectivo definido para esta prova de Ciclismo de estrada que se realizou entre os dias 1 e 3 de Abril no município de Loulé, parti para a volta apenas com intuito de realizar um bom treino para o cross, pois 3 dias seguidos de competição dão sempre uma boa preparação, para além de uma nova experiência , numa vertente do ciclismo ao qual ainda não me adaptei a 100%, prova disso foi o que me sucedeu logo na primeira etapa que ligava Loulé ao Ameixal num total de 75 km, pois logo após o inicio da etapa , com a habitual atrapalhação do pelotão fiquei retido, do lado contrario da estrada, pois entrei juntamente com um pequeno grupo de atletas do lado contrario ao lado escolhido pelo numeroso pelotão numa das muitas rotundas existentes, este facto veio a ditar para mim uma corrida de muito sofrimento , tendo perdido logo de inicio o pelotão, pelotão no qual nunca mais voltei a reentrar, tendo de fazer practicamente toda a etapa num grupo com 4 elementos, do qual descolei tentando não perder muito tempo a cerca de 25 km da chegada ao Ameixal.                                                                          
 No segundo dia após uma boa partida, consegui seguir no pelotão até cerca do  km 20 , onde o desgaste que sofri no dia anterior ao completar cerca de 75km praticamente a só, se veio a reflectir, com ajuda do vento muito forte que se fazia sentir lateralmente, o que originou varios cortes no pelotão, fiquei assim num desses cortes , apenas separado por metros, metros esses que quase consigui fechar em conjunto com outros atletas, mas tal não foi possivel, seguindo assim num dos vários grupos intermédios que se originaram até final da corrida. Este segundo dia não acabava com esta etapa de 73,5km entre Querença e o Monte Seco e para a tarde estava reservado um Contra-Relógio Individual de 19,5 km entre Alte e Benafim, no contra-relogio , embora sendo este o primeiro que realisei não me sai de todo mal , tendo obtido neste a melhor qualificação de todas as etapas.                                                                                                                                                            
 No terceiro e ultimo dia , estava a espera dos atletas ainda em prova a etapa mais longa da Volta com um total de 102,4 Km, que ligava Quarteira a Loulé , nesta etapa ja era de notar o desgaste dos dias anteriores de alguns atletas, logo nos primeiros quilómetros houve atletas que descolaram, mas foi o dia em que melhor me senti, estando a recuperar quer psicológica quer fisicamente do sucedido no primeiro dia, segui durante cerca de 80 km dentro do já reduzido pelotão , onde a cerca de 30 km do fim ocorreu uma queda, a qual não consegui evitar e felizmente sem consequências físicas da minha parte, mas a queda veio a originar uma nova descolagem do pelotão de um numeroso grupo de atletas, esse grupo rapidamente se pôs de novo em marcha, estando perto de reentrar novamente no pelotão, mas tal facto não se veio a verificar e fomos assim trabalhando em conjunto para não perdermos muito tempo para a frente da corrida.
 No final acabei classificado no 74º posto da classificação , numa corrida que começou com um total de cerca de 120 atletas. Estava a espera de um melhor resultado , mas o sucedido na primeira etapa veio condicionar um bom resultado e o desenrolar das etapas seguintes, mesmo assim foi uma boa experiência e três dias de treino bem duro para os objectivos do Cross-Conutry que se avisinham. 


Taça de Portugal XCO #1 Castro Marim


 O momento para o 1º confronto a sério da época na vertente de Btt, chegou no dia 28 de Março á bonita localidade de Castro Marim. Realizou-se a primeira prova da Taça de Portugal de XCO , num circuito não muito diferente dos anos anteriores, pois o local escolhido foi o mesmo, ou seja um circuito muito exigente quer a nível técnico, quer a nível físico, onde marcam presença curvas e contra-curvas num constante sobe e desce. Estiveram presentes nesta prova as principais figuras do Btt Nacional nas diversas categorias. Parti para esta prova com objectivo de obter a melhor classificação possível e para ver como me encontro em relação aos melhores atletas portugueses na classe de Juniores. A prova teve inicio pelas 13:00 horas de domingo com as categorias de Elite , Sub-23 e Juniores masc . A partida era feita com um pequeno start-loop e as categorias partiam assim separadas por cerca de 2 min. A ultima classe a ser chamada foi a classe de juniores, com um total de 35 atletas. Em relação á prova, correu da melhor maneira , com uma boa partida onde me coloquei junto de alguns atletas, na dianteira da corrido segui-mos até á saída do alcatrão para entrar-mos no técnico circuito, essa entrada não me correu muito bem pois , após uma excelente entrada na 5ªposição , tive de desmontar e fazer a primeira subida do circuito á mão , pois o atleta que seguia a minha frente deixou escorregar a roda de trás , obrigando assim a que eu tivesse de desmontar, perdendo tempo precioso, ficando assim  a rodar fora dos 10 primeiros atletas, a partir dai foi a recuperar o máximo de tempo possível para a frente da corrida, onde seguiam alguns dos principais favoritos, a pasagem para a segunda volta ja me encontrava na 4ª posição, perseguindo os 3 atletas mais rápidos. Na frente da corrida seguia o Paulo Cepa (Póvoa BTT/Maxibikes/School Eventos) que após uma boa partida se tinha colocado na frente da corrida, em segundo seguia o João Leal (Jorbi Test team),  na sua perseguição seguia eu e o Rodrigo Gomes do (Team Bikezone/Quintajense), separados por cerca de 30 seg, assim foi até á 4ª volta onde o Rodrigo teve problemas técnicos e foi obrigado a abrandar o ritmo, passei assim por ele, incentivando-o a continuar, após a passagem para o 3º lugar pensando que esta seria a minha ultima volta tentei apenas gerir a corrida , não deixando que ninguém vindo de trás se aproxima-se , pois pensava que já tinha completado as 5 voltas ao percurso, mas afinal estava enganado, e ainda me faltava completar a ultima volta. Parti  assim para a ultima volta a qual tive de fazer também a um ritmo elevado, terminando assim na 3ª posição da primeira prova da Taça de Portugal XCO 2010. Retiro uma análise bastante positiva da prova pois bati-me com os melhores atletas nacionais , e este foi também o meu melhor resultado de ínicio de época, numa pista onde ainda nãio tinha alcançado o podio. A equipa marcou presença com um total de 7 atletas, entre os quais se destacam:

Elite:
                2 LAP                             CORREIA, Pedro
Sub-23:
18o            1 LAP            133            SALVADO, Miguel (problemas mecãnicos)
24o            1 LAP            122            TEIXEIRA, Ricardo (problemas mecânicos)
Juniores:
3o            01:27:06            202            CARVALHO, Rui F.
Veteranos A:
11o            01:47:30            311            MACEDO, Marco           
18o            01:54:15            348            MARIANO, João
Veteranos B:
24o            1 LAP            423            SALVADO, Jose

Quero agradecer a todos os que me apoiaram durante a prova pois o seu apoio foi indispensável para um bom resultado e principalmente á minha equipa Bicicletas Santiago/Palegessos/Sildicons, á minha família e um obrigado especial tambem ao meu treinador Tiago Aragão, pois este resultado é de todos eles.

Classificação 5 primeiros juniors masc:
1º            01:21:55            222            CEPA, Paulo            PóvoaBTT / Maxibikes / School Eventos
2º           01:25:00            228            LEAL, João            Jorbi Test Team                                                                            
3º            01:27:06            202      CARVALHO, Rui F.        Bicicletas Santiago / Palegessos /Sildicons                                                  
4º          01:29:26            229            RIBEIRO, Fábio         Candibyke/MonteMozinho/Metal Trigueira   
5º            01:29:42            226            CARVALHO, Pedro      Rodabike/ Gas


  
            Fotos da Prova

 

Fim-de-Semana ao mais alto Nível

Domingo - Taça de Portugal Lyberty Seguros Júnior






A 1ª prova pontuável para a taça de Portugal de juniores  realizou-se este domingo dia 22 de Março em Santa Marta de Penaguião (Vila Real) num circuito própio para trepadores onde quer a nível fisico , quer a nível técnico era bastante duro, prova disso foi que á partida para esta prova alinharam 113 atletas dosquais apenas 50 viriam a terminar. O percurso não tinha uma única parte rolante , era sempre sobe e desce, com topos que facilmente atingiam os 20% de inclinação incluindo uma parte onde se subia por volta dessa mesma inclinação em empedrado, o que com as simples bicicletas de estrada se tornava uma missão bastante difícil . Encontrava-me confiante, mas também com algum receio que a prova no dia anterior tivesse deixado algumas masélas. A partida para esta prova foi dada a subir mas rapidamente se alterou essa situação, o pelotão de 113 atletas entrou numa descida rápida e com muitas curvas, onde os atletas mais fortes e com mais experiencia neste tipo de provas se colocaram na frente da corrida, para assim após a primeira descida enfrentarem uma dura subida, onde o numeroso grupo ficou partido em vários grupos, tal não era a dureza e o ritmo imprimido lá na frente , que deixou de haver pelotão, ficando dividido em vários grupos logo na 1ª subida. E estava feita  a historia da corrida , na frente seguia um grupo onde se encontravam os principais favoritos, pois após uma boa colocação assumiam essa função  e atrás os restantes atletas em perseguição em pequenos grupos. Fiquei num desses grupos que seguia em perseguição do pelotão com dois atletas da minha equipa o Pedro e o Tiago rodando sempre nos 30 primeiros atletas, á passagem para a segunda volta já muitos eram os que tinham encostado o que prova bem o nível e dificuldade da prova, após alguns kms o Pedro descolou do grupo e fiquei apenas com a companhia do Tiago, até que um pouco antes da entrada para ultima volta fui chamado ao carro de apoio , onde recebi ordens para atacar na mesma subida onde a corrida tinha ficado marcada pela separação do pelotão em vários grupos e levar o Tiago na roda,  transmiti a ordem ao meu colega de equipa, e esperei pela subida e pelo momento certo para atacar, quando ataquei o Tiago não veio e assim a missão de chegar mais a frente na corrida estava assim mais dificultada, mas mesmo assim continuei, e foi ganhando vantagem em relação ao grupo onde ja seguiam cerca de 20 atletas, pois alguns que se encontravam mais atrás tinham recolado. Fiz uma volta totalmente sozinho e á morte onde me cheguei perto de atletas que seguiam á minha frente, foi uma experiencia muito positiva pois foi uma sensação completamente nova , pois sendo a minha 2ª prova de estrada não estava habituado a este tipo de situações de corrido, onde após 1h e 50min de corrida se parte para a aventura de se fazer uma volta completa a só. Fiquei com uma perspectiva bastante positiva, e gostei desta nova situação de corrida, espero não ter desiludido os representantes da equipa pois ainda sou novato nestas coisas , sendo apenas a minha 2ª prova na vertente de estrada. Retiro uma análise bastante positiva desta prova, pois senti-me bem e como o objectivo é tentar ajudar a equipa e ao mesmo tempo divertir-me e treinar para o cross , acho que foi uma boa experiencia, acrescentando o facto de no dia anterior ter tido prova de cross , acho a minha participação bastante positiva, terminando num honroso 22º lugar. Mais uma vez os atletas do Btt como a titulo de exemplo o Rodrigo Gomes o João Leal e o Fabio Torres marcaram presença nesta prova ficando alguns bem classificados . Um agradecimento especial ao meu Irmão e á minha mãe que ainda serviram de aguadeiros da equipa eheheheh Um obrigado também á equipa!!! 

 

Fotos da prova

    Links relacionados com analises e comentários da prova:



Sábado - Bicicletas Santiago/Palegessos/Sildicons no Comando da prova do Inatel 

 

A 9ª prova pontuável para o circuito inatel realizou-se este sabado dia 21de Março na localidade de Figueira e Barros num circuito identico ao dos anos anterirores mas desta vez ainda melhor. O  dia proporcionou boas condições para a prática da modalidade e levou algumas dezenas de participantes até esta localidade próxima de Avis. O  percurso desenhado pelo CCD de Figueira e Barros esteve ao nível dos melhores que foram feitos este ano no circuito Inatel , pois era practicamente todo em Single-track com um nivel de dificuldade bastante aceitável, pondo assim á prova as caracteristicas técnicas individuais dos atletas. No que toca à prova tinha apenas o objectivo de fazer um treino e ver como me sentia , pois ia ter prova na vertente de estrada no dia seguinte em Santa Marta de Penaguião (Vila Real) e não queria de certa forma compromoter o meu desempenho no dia seguinte .  Com uma boa partida coloquei-me na 3ª posição que rapidamente recuperei para segunda seguindo de perto Ruben Carrilho que fez a primeira volta na frente da corrida, fiz uma gestão de esforço pensando no dia seguinte, mas decidi atacar a corrida e passar ao comando pois vi que o ritmo não estava alto com o passar das voltas e após excelentes sensações decidi imprimir um ritmo um pouco mais forte , apesar de ter sempre em consideração que no dia seguinte ia ser duro, o Ruben começou a quebrar  e a partir dai coube-me apenas gerir a vantagem que tinha para assim terminar na 1ª posição da categoria junior e em 3º da geral. A equipa Albicastrense mais uma vez comandou practicamente todas as categorias em prova, o que mostra o empenho dos atletas desta equipa, pois só com muito trabalho se conseguem resultados e a equipa tem trabalhado bastante para isso. Esta prova deu para ver bastante bem o nível de forma em que me encontro neste momento, sentindo-me bem durante toda  a prova. O que me deixa confiante em relação a prova que se avizinha e que se realiza já no proximo fim-de-semana em Castro Marim. 

Um obrigado aos que puxaram por mim à  minha familia e equipa!

Alguns resultados da equipa Santiago Mérida:
Veteranos A
1º Francisco Simões

Veteranos B
3ºJosé Salvado

                                                                        Fotos da prova
 Sénior                                                           ps: Brevemente mais fotos
1º Miguel Salvado
2º Ruben Rocha
3º Ricardo Teixeira                              
Junior
1º Rui Carvalho 

Mérida Imparável 

Com os grandes objectivos da época a aproximarem-se é cada vez mais notável a evolução dos atletas de prova para prova , e o circuito inatel tem contribuido e muito para a preparação dos mesmos para a época competitiva que se avizinha, inciando-se ja no fim-de-semana 28/29 de Março no conhecido traçado de Castro Marim (Algarve). A 8ª prova pontuável para o circuito inatel realizou-se este sabado dia 13 de Março num circuito completamente desenhado de novo. O  dia de Sol levou algumas dezenas de participantes á bonita Serra de S.Mamede , embora a prova se tenha desenrolado a temperaturas bastantes baixas pois o circuito foi construido numa zona a cerca de 900m de altitude, os participantes e publico tinham a sua espera uma boa paisagem que só a serra proporciona. O  percurso desenhado pelo CCD do Reguengo estava bastante engraçado , pois tinha de tudo um pouco, desde subidas técnicas e ingremes, a subidas mais longas  e claro não podiam faltar as descidas, penso que estas também do agrado de todos, não faltando os técnicos single-tracks e partes mais planas. No que toca à prova correu da melhor forma.  Com uma boa partida coloquei-me na 3ª posição da classificativa, que rapidamente após a primeira subida do circuito recuperei para segunda seguindo de perto Ruben Carrilho que fez a primeira volta na frente da corrida, com a passagem para a segunda volta dissidi imprimir um ritmo mais forte e o Ruben quebrou , reparei que ele tinha ficado para trás e apartir dai foi ultrapassar os atletas mais lentos da categoria sénior até a entrada para a ultima volta ter alcançado o 2º senior. Com o 1º Senior a vista tentei chegar a frente da corrida mas tal não foi possivel , acabei assim a cerca de 30 seg do 1º sénior que partiu cerca de 2 min á minha frente. Quero dar os parabéns ao meu colega Miguel Salvado pois conseguiu mais uma vitória na categoria sénior, e quero agradecer por este após ter conseguido o comando da corrida não ter baixo os braços e lutado até ao fim, pois assim fez com que eu também não abranda-se o ritmo tentando seguir no seu encalce, dou os parabéns támbem ao Ruben que terminou em segundo nos séniores mesmo com treinos algo irregulares. Um agradecimento ao sr Salvado que durante a prova apoiou e lubrificou a transmissão dos atletas da equipa , que com algumas partes de lama ia falhando.

Como não podia deixar de ser um obrigado aos que puxaram por mim e à minha equipa!

Alguns resultados da equipa Santiago Mérida:
Veteranos A1º Francisco Simões

Veteranos B
2ºJosé Salvado

                                                                 
Sénior                                           Fotos da prova
                                                       ps: Brevemente mais fotos
1º Miguel Salvado
2º Ruben Rocha
                             
Junior
1º Rui Carvalho 

PROVA DE ABERTURA BENAVENTE

  


Dia 7 de Março realizou-se a primeira prova da época 2010 para a categoria de juniores que integra o calendário nacional da vertente de estrada, a prova realizou-se na localidade de Benavente, não tinha quaisquer objectivos para esta prova a nível de classificação , visto ser a minha primeira prova com um pelotão tão grande, parti para esta prova com intuito de apreender algo com esta nova vertente , e de alguma forma fazer um bom treino para o cross . Os primeiros kilometros ficaram marcados muitas por quedas, que ditaram a partida para uma fuga por parte de um grupo  com cerca de 20 atletas, fuga essa que veria a ditar toda a história da corrida, visto ter segurado durante toda a prova uma vantagem de cerca de 4 min para o pelotão , até final da corrida.  Quanto á minha prestação durante a prova, senti-me  bem, apesar de ter tido algumas controvérsias pela frente , como por exemplo, ter perdido o pelotão , após um corte com cerca de 2h 40 min de prova decorridos fruto da minha inexperiência nesta vertente, paguei um pouco a factura , mas consegui recolar ao pelotão e seguir nele até final . Os 112km foram percorridos em 2:58:58 pelo pelotão a uma média de 39km/h, velocidade elevada em relação à que estou habituado. Um obrigado à minha equipa por todo o apoio prestado antes e durante a prova e aos meus colegas e familia.
Queria também salientar a presença de varios atletas de Btt , que tal como eu se deslocaram a esta prova para se prepararem para o cross (Mário Ramos, Rodrigo Gomes, João Leal, Fabio Torres entre outros).

CLASSIFICAÇÕES COMPLETAS 



O VERDE RENASCEU....
 
Após o estágio e  prova de Águeda , onde vesti a camisola da equipa de estrada MoveFree/Ferrindal/GD Lousa voltei a vestir a camisola com as cores da Equipa Bicicletas Santiago – Mérida,  desta vez numa deslocação  até Alpalhão onde se realizou a 7ª prova do Circuito Inátel.   A prova ficou marcada pelo vento forte, chuva e temperatures baixas. Em relação ao percurso desenhado pelo CCD Alpalhão, na minha opinião deixou um pouco a desejar, pois era muito rolante e com a lama e água que tinha, tornou algumas zonas impossíveis de ultrapassar. No que diz respeito à prova, correu bem, após uma boa partida  onde me coloquei logo na dianteira da corrida, coube-me apenas gerir a prova e ultrapassar os atletas seniores mais lentos, ficando assim em 1º do escalão de juniores e em 4º da classificação geral. As sensações durante esta prova foram positivas, apesar de eu não me adaptar ás características do percurso. Mais uma vez a minha equipa esteve em destaque, conseguindo o pódio completo na categoria Sénior, revelando assim um excelente trabalho de equipa feito pelo Miguel Salvado, Ricardo Teixeira e Marco Macedo , que desde inicio se colocaram na frente da corrida e com um trabalho conjunto alcançaram os 3 primeiros lugares do pódio respectivamente. Mais uma vez o Francisco Simões não deu hipótese na categoria de veteranos A. Obrigado á minha família aos que puxaram por mim e à minha equipa!

Alguns resultados da equipa Santiago Mérida:
Veteranos A

1º Francisco Simões
Veteranos B
3ºJosé Salvado
5ºJosé Alves
 Sénior                                                                          Fotos da prova                                                                                                      1º Miguel Salvado
2º Ricardo Teixeira
3º Marco Macedo
9º Pedro Correia
Junior
1º Rui Carvalho 
 O resultado por equipas:
1º lugar em equipas - categoria Sénior

         ESTÁGIO EQUIPA DE CICLISMO DO LOUSA
O Grupo Desportivo de Lousa, realizou no passado fim-de-semana um estágio de pré-época, para cadetes e juniores na residencial “Braga situada no Vimeiro.

 
No que diz respeito ao estágio correu tudo da melhor maneira, havendo  tempo para treinar e também para algum convivio entre os atletas,  que muitas vezes não é possivel durante a competição. 
No os juniores do MoveFree/Ferrindal/GD Lousa , realizaram um treino a rondar as 2h50min, partindo de Lousa, na direcção da Venda do Pinheiro, Milharado, Moitelas, Sobral, Torres Vedras, Vimeiro, Lourinhã e terminando  no Vimeiro,. Chegados à residencial, era tempo de um revigorante banho, para de seguida ir almoçar e assim recuperar as energias perdidas. Durante a tarde os atletas aproveitaram para tirar algumas fotos de equipa e para conviver, no interior da estalagem, já que o tempo que se fazia sentir la fora, não convidada a grandes saidas. 
No Domingo foi a vez de mais um treino, desta vez saimoscom os cadetes , para percorrer as localidades de Vimeiro, Cabeça Gorda, Campelos, Outeiro da Cabeça, Bombarral, S.Mamede, Amoreira, Serra d'el Rei, Lourinha, e vimeiro, onde os cadetes acabaram o seu treino e os juniores ainda continuaram para fazer mais uma hora. 
De regresso à Residencial, os atletas aproveitaram para tomar banho e para almoçar, dando assim por terminado o primeiro estágio de pré-época da equipa MoveFree/Ferrindal/Lousa.
Posso tirar uma avaliação bastante positiva deste estágio pois trabalhei capacidades , das quais não estou muito habituado a trabalhar, pois os treinos em estrada funcionam de modo diferente dos de Btt , o ritmo e intensidade é completamente diferente, e espero que o estágio tenha ajudado não so para desenvolver capacidades fisicas , como psiquicas tais como comportamentos em prova e entreajuda entre atletas. Foi uma boa experiencia e o pessoal da estrada é bem bacano eheheheh. Espero repetir , Um obrigada a minha equipa de estrada e a residencial Braga, pois tem excelentes condições para estágios neste tipo de modalidade desportiva.
Deixem o vosso feed-back clicando AQUI