Taça de Portugal XCO#2

Avis, 13 de Abril de 2008

Cheguei cedo a Avis para preparar o material e fazer um bom aquecimento, após o excelente 5º lugar em Castro Marim, parti para esta prova com algum receio de descer na classificativa, mas tal não veio a acontecer...

A categoria de Cadetes contou á partida com 25 atletas e eu fui o 5º a ser chamado para a grelha de partida, após a partida esperava-nos uma longa descida em paralelos algo perigosa, consegui partir bem e ir na frente da corrida, até que entrámos numa parte mais técnica do percurso, esperava-nos uma longa subida e o pelotão de 25 cadetes ficou partido em vários grupos.

Christopher Harvey liderava a corrida e eu seguia na segunda posição a escassos metros do líder, a concorrência estava a ficar para trás, atletas como André Pereira e Rodrigo Gomes 1º e 2º classificados respectivamente em Castro Marim, não estavam a aguentar o ritmo inicial. Christopher conseguiu ganhar mais alguns metros na frente da corrida após uma longa descida, mas rapidamente consegui recuperar esse tempo numa longa subida que causava algum sofrimento à maior parte dos atletas presentes em prova, após a subida Christopher rapidamente ganhou de novo o tempo de vantagem que levava sobre mim, estava a descer muito bem.

Foi uma constante durante toda a prova, eu recuperava a subir mas o Christopher é um atleta mais pesado e descia muito bem. Na segunda volta sofri uma aparatosa queda e pensei que tinha deitado tudo a perder, tentei ser o mais rápido possível a colocar a bicicleta de novo no percurso e não fui ultrapassado por nenhum atleta, mas os escassos 5 segundos que o Christopher tinha de vantagem sobre mim tinham aumentado para mais de 30 segundos e 2 atletas que vinham mais atrás colaram na minha roda, eram eles João Cancela e Carlos Faria.

Demorei algum tempo a recuperar da queda, mas consegui de novo imprimir o meu ritmo e recuperar o tempo perdido para o Christopher após a queda. Na ultima volta numa das subidas mais longas do percurso, eu e o João Cancela cola-mos na roda do Christopher, a fuga parecia ter acabado, mas como logo de seguida havia uma longa descida o Christopher conseguiu novamente descolar até ao final da prova onde acabou com uns escassos 21 segundos sobre mim, que terminei na segunda posição e a 39 segundos do João Cancela, 3º classificado.

Após esta prova fiquei a apenas um ponto da liderança da Taça de Portugal de XCO, que vou tentar conquistar na próxima etapa da Taça de Portugal de XCO que se realiza no dia 11 de Maio, em Tabua.

Rui Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário