Noticias recentes

Maratona BTT Gardunha 2012


Ontem foi dia de mais uma maratona de preparação para o Nacional de XCO. Alcancei a 2º posição da classificativa , um segundo lugar que soube a 1º pois fui alcançado a apenas 2 km´s da meta, depois de ter percorrido grande parte do percurso a só no entanto ,o Espanhol Javier Muñoz campeão da Estremadura e presente em alguns pódios do Open de Espanha de Maratonas, vinha de mota , com roda 29, ainda tentei mas foi impossível seguir o ritmo. Para fechar o pódio Marco Mestre atleta da minha região, ocupou a 3ª posição.
Grandes sensações logo de inicio , onde surgiu uma fuga com 4 elementos, onde seguia juntamente com um espanhol , o meu colega de equipa Miguel Salvado , que seguiu até a separação da meia maratona e o reconhecido triatleta Bruno Pais, que acabaria por ficar para trás após um chupão de corrente. Acabei por ficar isolado com o atleta espanhol que pouco colaborava para que as coisas dessem certo, e quando passava pela frente era para abrandar o ritmo , já com mais de 20km percorridos o atleta Espanhol viu que a fuga podia vingar e começou a meter um passo forte , na 1ª subida digna desse nome , segui na roda , até que começou a descer e passei para a frente. Passado pouco tempo o atleta Espanhol tem um "pinxaço" e fico isolado na frente , lá atrás seguia um grupo na perseguição , onde estava o meu colega Marco Macedo , que acaba por furar também , o que fez com que o Javier Muñoz viesse ao meu alcance , geri as forças para a parte final que era bastante dura e onde se concentrava praticamente todo o acumulado da prova. Ao km 55 recebo o meu 1º abastecimento , até lá tive de gerir um bocado as forças para que a quebra não fosse depois grande. A cerca de 2km da meta e já a terminar o ultimo topo da prova , a partir dai foi sempre a rolar e descer , eis que surje o Javier Muñoz e passa directo , tirei um bilhete daqueles para o 2º lugar do pódio.... Quero desde já agradecer o apoio da minha equipa, da D.Manuela e da Isabel que se disponibilizaram para os abastecimentos. Um agradecimento também á Liveplace , e ao Sr José Alves das Bicicletas Santiago que me pôs a bike a Top , me cedeu uma suspensão para fazer a prova e que me enraiou os meus novos aros, testados na maratona... Agora é manter a moral e principalmente a forma em alta para que dia 15 possa sorrir também, para tal como sempre conto com o apoio do meu treinador Tiago Aragão...
A equipa esteve ainda em destaque com a vitória da Marju Kivi na maratona e com o segundo e terceiro lugar na meia maratona do Miguel Salvado e do Pedro Correia Respectivamente.
 

 
De volta....

Depois de um período de pausa na escrita aqui no Blog, devido aos estudos, eis que estou de volta para contar o que se tem andado a passar e o que se vai passar futuramente.  
Foram cerca de 3meses , onde para além das habituais provas da Taça de Portugal de Cross-Country realizei também algumas maratonas da Taça de Portugal e não só.
Desde então fiz a meia maratona de Nisa onde alcancei a 2ª posição , numa prova onde me faltaram as forças desde ínicio e cedo descolei do grupo principal , na parte final fui encontrando o meu ritmo e cheguei-me perto dos atletas da frente. Tentei não perder muito tempo e na parte final dei o que tinha e o que não tinha tendo terminado na segunda posição a cerca de 30seg do primeiro classificado. 

Uma semana depois dirigi-me até Seia onde se realizou a 5ª prova pontuável para a Taça de Portugal de XCO. A coisa também não correu como queria tendo terminado em 30º da geral e 10º sub-23. Depois de um arranque controlado a apalpar terreno , pois só reconheci o percurso a 8 dias da prova e o terreno muda completamente. Abafei na segunda volta , mas desta vez já houve tempo para algumas boas sensações no decorrer da prova embora por pouco tempo.

Na semana seguinte a coisa foi bem pior , dirigi-me juntamente com a equipa para a Taça de Portugal de Maratonas que se realizou em Alte (Algarve).  Neste dia não pude correr , uma virose fez com que ficasse com gastroenterite , ficando assim impossibilitada a minha participação. Fiquei apenas a ajudar o pessoal da equipa nos abastecimentos.
Após um período de algumas controvérsias , eis que chega  a Maratona de Portalegre (100Km) onde nem era para participar , mas tendo em conta que não pude correr em Alte no fim-de-semana anterior , tratei de arranjar uma inscrição e lá fui mais um ano a este grande evento do panorama nacional.
Fui 10º Classificado  , com a presença de alguns habitue do Top 20 da taça de Portugal de Maratonas , que fizeram aumentar e muito o ritmo... Sempre bem posicionado , sem entrar em grandes loucuras, mas com alguns condicionantes pelo caminho , onde fiquei desde o km 30 até km 87 sem abastecimento liquido, devido a uma falha dos meus abastecedores pessoais , que desta vez foram os meus pais... No entanto agradeço imenso o seu apoio :) No final e já a descer para a cidade de Portalegre a faltarem cerca de 4km para o final , parto um raio , que leva a que a roda fique a travar, perdendo assim algum tempo e sendo ultrapassado por um atleta vindo de trás. 4h e 50min de prova com 2500m de acumulado.

Na semana seguinte fui até Mêda onde fiz Top 50 da geral e 3º entre os sub-23 em Mêda. Sendo esta a minha primeira maratona da Taça de Portugal este ano coube-me partir com o dorsal 139 ou seja bem lá para trás. Sem grande stress pois sabia que á frente da corrida era quase impossível de chegar , tentei gerir a corrida da melhor forma , sempre com vista a deixar alguns Watts para a subida final , que tive de fazer praticamente toda de talega metida, pois o prato mais pequeno fazia chupão devido ao muito pó existente no traçado.O objectivo de conseguir pontuar entre os muitos atletas presentes também foi alcançado. Senti-me bem no decorrer da maratona e isso é que importa , apesar de ser um bocado desmotivante correr numa categoria que não é a minha.

2 Semanas mais tarde , marquei novamente presença na Taça de Portugal Maratonas desta feita em Oliveira de Azeméis - A subir de mota e a rolar de triciclo lá consegui ser 4º Sub-23 e 63º da classificação geral. Numa prova onde grande parte do percurso foi feito em estrada , com subidas curtas e num final muito plano , onde nada se adaptava as minhas características físicas. 

Na semana seguinte nem precisei de sair do local onde tem decorrido grande parte da minha vida este ano e se Deus quiser nos próximos 2 anos também. Pois é , foi mesmo em Castelo Branco. 3º Classificado à geral na Maratona X100 Extreme 2012 Castelo Branco , uma maratona que não é só Extreme de nome. Foram só 117km com cerca de 3000m de acumulado. Para quem durante a semana tinha andado um pouco em baixo até que nem foi mau, tendo em conta que a concorrência era topo de gama, com a maratona a ser ganha por um senhor que dispensa apresentações José Silva.
2 Semanas após o X100 , eis que surge a 6ª e ultima prova da Taça de Portugal de XCO , com boas sensações, mas com um grande período de tempos sem fazer XCO não sabia como o meu corpo iria reagir ao ritmo muito mais intenso que estas provas exigem , bem como o nível competitivo que é preciso ter. Terminei assim 6º entre os Sub-23 e 16º da geral . Apesar de estar planificada desde o início de época , tive para não marcar presença nesta prova, pois a minha equipa não esteve presente. No entanto a 2 dias da prova o bichinho do cross e as boas sensações até ao momento fizeram com que fechasse os olhos à frequência de segunda-feira e me pusesse a caminho de Torres Vedras. Depois de 4 maratonas seguidas, a técnica de descida ficou um bocado esquecida perdendo muito tempo a descer. No entanto consegui pontuar e essa foi a razão principal porque me desloquei a Torres Vedras.


Resta-me agradecer a todos os que contribuíram de dentro ou de fora para os meus desempenhos durante estas provas dos quais destaco a minha equipa Liveplace by palegessos / Bicicletas Santiago, ao sr Zé das Bicicletas Santiago , é D.Manuela , ao meu irmão aos meus pais e amigos , e claro como não podia deixar de ser ao meu treinador  Tiago Aragão.




Taça de Portugal XCO#4 Oliveira de Azeméis
foto by: Rafael Moura



No passado dia 1 de Abril realizou-se em Oliveira de Azeméis a 4ª prova pontuável para a taça de Portugal XCO 2012. Esta cidade tinha a espera dos atletas um percurso com cerca de 4,85km com zonas com alguma dificuldade técnica , das quais se destacam um salto e um rock garden , para além disso era um circuito muito físico, com subidas curtas e inclinadas. No que toca a minha prestação , ficou muito aquém daquilo que esperava , após um excelente arranque onde rodava perto do Top 20 e dentro dos 5 primeiros Sub-23 , posição que mantive até pouco mais de meio da primeira volta , onde comecei a sentir uma grande quebra física , que nada se justificava tendo em conta o pouco tempo que levava de prova. A partir daí foi perder lugar atrás de lugar até terminar em 39º da geral e 13º sub-23. Talvez tenha pago o facto de ter partido muito forte, mas o que é certo é que não consegui manter o ritmo inicial e andei o resto da prova completamente a arrastar-me. 
Em relação a equipa,  o João Marinao foi 11º entre os Vet A , seguido do Marco Macedo em 13º. A Marju Kivi nas elite femininas foi vitima de uma queda que obrigou a sua desistência.  O Miguel Salvado, sofreu um problema técnico que obrigou depois a tentar recuperar todo o tempo perdido terminando em 17º Sub-23. Na categoria de Vet B , José Salvado foi 11º, continuando a subir de forma prova após prova. Nos Juniores o Ricardo Nanita alcançou a 27ª posição e o Diogo Monteiro foi vitima de 1 furo tendo terminado em 34º. Quero desde já agradecer o apoio de todos , principalmente o apoio prestado pela equipa, pela Dona Manuela e pelo sr Zé das Bicicletas Santiago bem como pelo meu treinador Tiago Aragão.



Taça de Portugal XCO#3 Vila do Conde



foto by: Horacio Alves

No passado domingo dia 18 de Março realizou-se em Tougues , freguesia do Concelho de Vila do Conde , a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de XCO. Prova esta onde a equipa marcou com alguns atletas. Chegamos Sábado por volta da 14h para o reconhecermos o percurso. Percurso que era de um nível bastante elevado, são poucos ou nenhuns os circuitos em Portugal que se equiparem ao circuito de Tougues a nível técnico. Daí o elevado numero de quedas logo no dia do reconhecimento. Em relação à minha prestação , desta vez fui chamado para uma posição da grelha de partida consoante  a classificação que obtive nas primeiras de prova , partindo bem junto dos atletas da frente. Após um arranque razoável onde recuperei alguns lugares , acabei por me aperceber que não estava nos meus dias , fiz uma primeira volta razoável , mas nas seguintes baixei muito o pé , não tive , nem perto as sensações que tive nas provas anteriores , pensando mesmo que não estava ali a fazer nada , o corpo não respondia e quando assim é pouco ou nada se pode fazer , acabei a prova em 26º da geral e 11º sub-23. Não fiquei nada contente com a minha prestação , pois sei que sou capaz de mais , mas neste dia não deu. No entanto , deu para treinar e me divertir num circuito muito técnico. Em relação a equipa,  o David Rodrigues esteve em grande destaque pois alcançou um excelente 3º lugar na geral e 2º entre os sub-23.  O Miguel Salvado foi vitima de uma queda que o obrigou a desistir , uma atitude menos humilde de um outro atleta que o jogou ao chão. Na categoria de Vet B , José Salvado foi 15º, mostrando que os circuitos mais técnicos são a sua praia . A próxima prova da Taça de Portugal XCO, realiza-se em Oliveira de Azemeis no próximo fim-de-semana. Quero desde já agradecer o apoio de todos , principalmente o apoio prestado pela equipa, pelo sr Zé das Bicicletas Santiago e treinador Tiago Aragão.


Classificações

Maratona Internacional Trilhos do Lince 2012

No passado fim-de-semana desloquei-me juntamente com a minha equipa Liveplace by palegessos / Bicicletas Santiago , a Penamacor para competir na maratona Internacional Trilhos do Lince. Nuns trilhos de cortar a respiração na Serra da Malcata, cada elemento , fez aquilo que melhor sabe que é pedalar. A maratona era constituída essencialmente por longos estradões , sempre em sobe e desce , até que sensivelmente a meio , nos deparamos com uma longa e dura subida até ao alta da Malcata com cerca de 10km, isto já depois de termos entrado em território Espanhol.   Em relação à minha prova , arranquei bem , na parte inicial ainda descolei algumas vezes do grupo que seguia na frente , praticamente todo constituído por atletas da Liveplace by palegessos / Bicicletas Santiago, mas voltava a recuperar e a recolar , já com alguns com pouco menos de 30km percorridos adiantei-me em relação ao grupo da frente e consegui ganhar cerca de 1min e 30 seg, ao grupo que vinha a ser controlado pela minha equipa , não deixando ninguém sair ao meu alcance , no entanto acabei por furar e perder assim 15min até conseguir resolver o problema , muitos foram os atletas que passaram. Depois de resolver a situação foi continuar e por um andamento forte e certo que acabou por me levar ao 3º lugar da Categoria de elites. Foi um bom treino para a próxima prova de XCO que se realiza já no próximo Domingo em Vila do Conde. Os restantes elementos , tiveram grandes desempenhos , com o Miguel a ser 1º Elite , o João Mariano 1º da geral e 1º Veterano A , bem como o Marco Macedo a ser 2º. O Paulo Jesus fez também uma excelente prova terminando em 4º seguido dos colegas Carlos Fatan 5º e 6º Sérgio Santos. Na meia maratona , Pedro Correia foi 4º entre os Elite. 



Taça de Portugal XCO#2 Povoa do Lanhoso
 foto by: Carlos Rocha
No passado dia 4 de Março , realizou-se em Póvoa do Lanhoso , a 2ª prova pontuável para a taça de Portugal XCO 2012, prova esta de categoria C1. Esta prova chamou imensos atletas estrangeiros a Portugal. O circuito com um cariz físico e algumas partes bastante técnicas, que acabaram por se tornar ainda mais técnicas devido a chuva que resolveu marcar presença , tornando assim o terreno bastante pesado e difícil. Este tinha uma extensão de cerca de 4,5km por volta. Era constituído por muitas zonas de curva e contra curva , bem como de alguns topos e descidas com muita pedra.  No que toca a prova, desta vez espera partir da posição 35 , pois esse foi o lugar delineado devido a não ter pontos UCI e à classificação obtida na prova anterior em que também parti bastante a atrás , recuperando lugares até à 28ª posição, no entanto um sr comissário internacional alterou a ordem de partida e fez com que partisse com cerca de 5 , 6 atletas atrás de mim de um total de cerca de 100 atletas a partida. Não se percebe bem o critério pois atletas que fizeram a sua 1ª prova partiram à minha frente. Com isto a missão era assim muito difícil, foi a prova toda a recuperar lugar após lugar. Com o emaranhado de atletas pelo circuito na 1ª volta acabei por fazer mais 2min e 30seg do que nas restantes que foram muito equiparadas. Acabei mesmo assim por fazer uma boa prova, ultrapassando cerca de 60 atletas terminando em 12º Sub-23 e 38º da geral , no entanto , não fiquei satisfeito , pois se tivesse partido mais a frente não teria gasto tanto logo de inicio e as coisas podiam ter sido diferentes. A corrida foi ganha pelo Espanhol Ruben Ruzafa (atleta da equipa profissional Orbea). Sendo o David Rosa o melhor português na 2ª posição , mostrando que partindo ao lado dos melhores , também nos tornamos melhores. Em relação à  equipa fizeram todos uma excelente prova com o David Rodrigues a fazer 4º Sub-23 e 18º da geral, o Miguel Salvado acabou por ficar sem travão e sofrer 2 quedas que o impediram assim de terminar a prova. O Diogo Monteiro nos juniores foi 18º. Nos Veteranos A o Marco Macedo foi 18º e o Francisco Simões foi 20º após uma partida bastante atrás . José Salvado com uma excelente prova foi 22º entre os Veteranos B. Obrigado pelo apoio de todos os amigos e todos aqueles que puxam por mim , bem como de toda a minha equipa e pessoas que me permitem que ande neste desporto. Para a semana vou ficar a "descansar" do cross numa maratona de cerca de 90km.
Classificações
Fotos
 

Taça de Portugal XCO#1 Silves  

 https://lh6.googleusercontent.com/-2PLY8uqh_Qw/T0v4xZVhQVI/AAAAAAAAI80/XxG4-SvH7jU/s640/DSCN2149.JPG
No passado dia 28 de Fevereiro , realizou-se em Silves , a 1ª prova pontuável para a taça de Portugal XCO 2012, prova esta de categoria C2. Tal como na semana anterior em Rans , foram inúmeros os atletas estrangeiros que marcaram presença. O circuito com um cariz muito físico , tinha uma extensão de cerca de 4,7km por volta. Era constituído por duras e inclinadas subidas e algumas descidas , que embora não fossem muito técnicas o nível de concentração tinha de ser alto pois ao mínimo descuido e lá estava a bicicleta fora do trilho. Os locais em que era possível ultrapassar eram assim escassos.   No que toca a prova, Com uma chamada para uma das últimas filas de entre os 79 atletas presentes, tinha logo de início uma missão bastante difícil pela frente. O nível realmente está muito forte. Senti-me melhor do que na semana passada, com uma partida novamente muito atrás numa pista com muito poucas zonas de ultrapassagem.
A primeira volta foi a Topo com excelentes sensações , mesmo assim fiquei bastantes vezes no emaranhado de atletas que havia pelo percurso e me ia quebrando o ritmo enquanto a frente da corrida seguia a um ritmo muito forte.
Na segunda volta já com a pista mais desimpedida, realizei a minha melhor volta. Na terceira volta também consegui manter um bom ritmo , a partir da 4ª volta comecei a pagar um pouco a partida a topo que  fiz para tentar passar o maior numero possível de atletas.
Foi uma prova muito física que deu para abrir bem a válvula para as próximas provas. Desta vez o Francês não me conseguiu dobrar e ainda entrei com alguma margem para a ultima volta. No entanto é sempre desmotivante partir daquele lugar , vendo atletas que são teoricamente menos fortes do que eu a partirem e a empatarem tempo à minha frente. Mas já me vou habituando.
. Acabei assim no mesmo lugar da prova do fim-de-semana anterior ou seja em 9º sub-23 e 28º da geral. O resto da equipa fez uma excelente prova com o David Rodrigues a fazer 4º Sub-23 e 15º da geral e o Miguel Salvado 5º Sub-23 e 18º da geral. A Marju Kivi alcançou a 12º posição na elite feminina. Na sua estreia em  Juniores o Ricardo Nanita foi 24º. Nos Veteranos A, o João Mariano foi 8º com uma excelente prestação a 1 min do Top 5 , o Marco Macedo foi 15º tendo sofrido 2 quedas ao longo da prova. José Salvado com uma excelente prova foi 13º entre os Veteranos B.  Um agradecimento a minha equipa Liveplace by Palegessos/Bicicletas Santiago e a todos os que puxaram por mim quer no local quer aqueles que me desejaram boa sorte para esta prova, bem como ao meu treinador Tiago Aragão.
XCO Internacional Vale de Rans 2012

foto by: Fernando Moura

No passado dia 19 de Fevereiro , teve lugar em Rans (Penafiel), a 1ª prova de nível internacional realizada em território Nacional de 2012, prova esta de categoria C2. O objectivo para esta prova foi dar alguma rodagem à equipa visto que estavam presentes os melhores atletas nacionais , bem como internacionais de grande valor como é o caso de Stéphane Tempier , habitual candidato a ficar no top 10 nas grandes provas do mundial de XCO. O  Circuito de Rans tinha cerca de 4,5km por volta e 169m de acumulado, este,  era praticamente todo da 1ª subida, uma subida muito dura , principalmente a parte de calçada inicial , pois tinha uma pendente bastante elevada, após a longa subida vinha a descida sempre em single-track , feita até à entrada numa parte mais rolante com cerca de 1km a rolar dentro de uma vinha . No que toca a prova, Com uma chamada para a penúltima fila de entre os 69 atletas , tinha logo de início uma missão bastante dificil pela frente. Não parti a queimar os cartuchos todos , mas com cerca de 400 m percorridos na única subida digna desse nome do circuito de rans , impus um ritmo forte , sempre a passar atletas , começando assim a rodar dentro do top 25-30, logo na 1ª volta. Após entrar nesse top , mantive a posição e não consegui chegar mais a frente , acho que a falta de ritmo em prova foi responsável pela quebra no decorrer das voltas não conseguindo recuperar mais lugares. Acabei por ser dobrado na minha penultima volta pelo francês Stephane Tempier. Acabei em 9º sub-23 e 28º da geral. Acho que foi um desempenho positivo pois o tempo para descansar e as pernas com que fui para a prova , bem como o tempo para reconhecer o percurso que foi bastante escasso tendo chegado em cima da hora. Mas com esta semana com um ciclo de treino mais controlado e sem grande desgaste das pernas , penso que me irei apresentar em melhores condições fisicas no próximo fim-de-semana para a 1ª prova da taça de Portugal em Silves. O resto da equipa também notou alguma falta de ritmo , tendo em conta que foi esta a nossa primeira prova da época , o David Rodrigues estava a fazer uma excelente prova , estando a rodar dentro dos primeiros Sub-23 mas um manipulo das mudanças partido fez com que fosse obrigado a desistir , o Miguel após um excelente arranque pagou um pouco a fatura vindo a quebrar um pouco até encontrar de novo o seu ritmo e terminar em 7º sub-23 e 22º da geral. A Marju Kivi sendo a sua primeira prova de XCO na elite feminina , foi apreender algum conhecimento e ganhar ritmo para as próximas provas tendo terminado na 12º posição. José Salvado com uma excelente prova foi 11º entre os Veteranos B , após uma queda já nas ultimas voltas quando estava a entrar no Top 10 da categoria.  Um agradecimento a minha equipa Liveplace by Palegessos/Bicicletas Santiago e a todos os que puxaram por mim quer no local quer aqueles que me desejaram boa sorte para esta primeira prova.


Clasificações Completas
Video


 

Estágio equipa 2012
No passado fim-de-semana desenrolou-se mais um estágio de equipa. O estágio serviu essencialmente para integrar os novos elementos  e fortalecer o espírito de grupo de modo a entrarmos da melhor forma na nova época que inicia já no próximo fim de semana. Tivemos de tudo um pouco, fomos actores de cinema, sessão de Couching, treino de técnica, e muitas histórias para contar ;) Foram percorridos trilhos na Zona das minas da Panasqueira , Cortes do Meio e Sabugal. Fizemos filmagens que irão passar na Sport TV 3 no final de Fevereiro , por isso estejam atentos.

Podem ver algumas fotos e abrir um pouco o apetite AQUI 
 



Rota da Broa 2012


Realizou-se este Domingo na Freguesia de Cortes do Meio em pleno parque natural da Serra da Estrela a Rota da Broa. A equipa Liveplace by Palegessos/ Bicicletas Santiago marcou presença com um grande lote de atletas e foi a equipa em destaque com vários atletas de entre a quase centena que marcou presença na Rota da Broa.
O percurso  em plena encosta da Serra , tinha uma misto de subidas e descidas, desde as mais ou menos técnicas , desde as mais inclinadas às menos inclinadas. Os single-tracks foram também parte integrante desta Rota. Com um total de 35km e 1148m de acumulado. Possui a passagem por uma pista de XCO , com alguns saltos e descidas que requeriam bastante técnica, bem como por uma parte da conhecida descida de DownHill , onde se realiza a Avalanche na Serra da Estrela.
Em relação à minha prestação , vou ser muito sincero, parti para esta prova com o objectivo de mais uma vez determinar o ponto de situação quer em relação á minha condição física , quer em relação à técnica em Btt , pois esta era uma maratona que me o possibilitava fazer.  O arranque foi feito a topo e foi feita a selecção logo no 1º topo da prova, isolámo-nos 3 atletas , eu o Miguel Salvado e o António Sanches. Com o aparecimento das primeiras partes mais técnicas, a corrida ficou assim entregue só e apenas a mim e ao Miguel, a partir daí foi por andamento e controlar a corrida para no final chegarmos com cerca de 6 min para o 3º classificado. Acabamos a prova com 1h e 46min.

Os restantes elementos fizeram os seguintes tempos:

20km:
1º - José Alves – 1:07 h

35km
Pedro Correia- 1:52 h
Paulo Jesus – 1:55 h
Sergio Santos – 1:56 h                                        Fotos
Diogo Monteiro – 1:58 h                        Tempos completos
José Salvado – 2:04 h            
Carlos Madureira – 2:04 h
Pedro Corvo – 2:05 h
Ruben Rocha – 2:09 h
Ricardo Nanita – 2:09 h
Marju Kivi – 2:21 h
 

Campeonato BTT Portalegre (Fortios)



No passado fim-de-semana realizou-se nos Fortios a ultima prova pontuável para o campeonato Btt Portalegre. A comitiva albicastrense  Liveplace by Palegessos/ Bicicletas Santiago marcou presença com um grande lote de atletas e alcançou o pódio em todas as categorias nas quais possuía atletas pelo menos com um representante, excepto na categoria de elites. O percurso  em grande parte escolhido por mim , fez com que fosse um grande circuito de XCO , onde a técnica a meu ver se impunha perante o físico, embora a principal subida com cerca de 1km que o circuito possuía fosse essencialmente de carácter físico. Penso que foram reunidas as melhores condições para que o fecho deste campeonato fosse em grande.
Em relação à minha prestação , vou ser muito sincero, parti para esta prova sem saber o momento de forma em que me apresentava , pois foi a 1ª competição que fiz em 2012 e nesta altura com quase 2 meses de preparação para a nova época.
Antes da partida o chefe Marco Macedo dirigiu-se a mim e ao meu colega Miguel Salvado para nos dizer, que a corrida era para ser feita a fundo e tentarmos andar os 2 caso estivéssemos em momentos de forma muito equiparados. Partimos com cerca de 30seg para os elites, arranquei bem e o Miguel liderou nos primeiros metros , mas depois passei para a frente e meti eu o passo, ele colou durante cerca de 2km , até que na entrada dos primeiros single-tracks descolei um pouco. A meio da 1ª volta já tinha alcançado o grupos dos primeiros elites , abrandei um pouco porque não dava para passar em single-track e uns metros mais á frente já em terreno que permitia a ultrapassagem , ultrapassei e segui com o meu ritmo ganhei alguma vantagem ao longo das 2 primeiras voltas que me permitiu gerir a corrida sem grandes pressões. No final cheguei com cerca de 1,5 min para o Pedro Rasquete 2º da geral. Tendo terminado em 1º da categoria e 1º da geral. Os atletas da equipa também obtiveram excelentes resultados com o 1º lugar da nova representante Marju Kivi e o 3º lugar da Filipa Gonçalves na classe feminina . O Miguel Salvado foi 2º entre os Sub-23 e 3º da geral. O Pedro Correia obteve o 6º  lugar. O Francisco Simões foi 2º em VET A, seguido do João Mariano em 3º e do Sérgio Santos em 10º. O 2º do Ricardo Nanita em Cadetes. O 1º lugar de Carlos Madureira e o 3 º de José Salvado na categoria de Vet B bem como o 7º de Paulo Jesus e o Pedro Corvo em 18º após um problema técnico. Em Vet C José Alves alcançou o 3º lugar do podio.  Agradecimento especial á minha equipa Liveplace by Palegessos/ Bicicletas Santiago e a todos aqueles que me apoiam, bem como ao meu treinador Tiago Aragão...




Apresentação Team Liveplace by Palegessos / Bicicletas Santiago 
 


No passado dia 1 de Dezembro a equipa Liveplace by Palegessos / Bicicletas Santiago reuniu-se em Castelo Branco , como já vem sendo habito há alguns anos no Jantar de apresentação. Estiveram presentes atletas mas também dirigentes. Este foi então o inicio e a primeira reunião para os novos elementos se integrarem , e para os que já constituíam a equipa conviverem. Houve caras novas como Filipa Gonçalves , Antonio Fernandes mas também Francisco Simões que voltou a fazer parte do Team.  O resto colectivo que marcou presença foram :  Marco Macedo, Pedro Correia, , José Salvado, Ruben Rocha, Roberto Mendes, Miguel Salvado, Carlos Fatan, João Mariano, Ricardo Nanita, André Filipe, Paulo Pacheco, Pedro Corvo, Kevin Sá, Francisco Simões ,Sérgio Santos e Rui Carvalho. Por parte dos principais patrocinadores, tiveram presentes José Alves da loja Bicicletas Santiago e os representantes da empresa Liveplace By Palegessos. Bem como os amigos e familiares dos elementos de este grande colectivo.

 Fotos


Campeonato BTT Portalegre (2h Castelo de Vide)




Foi nas 2h de resistência a contar para o Campeonato Btt de Portalegre que realizei este fim-de-semana a minha primeira competição de pré-época. O percurso  delineado pela organização era um pouco rolante , com zonas onde a força e a potência imperavam , pelo meio existia uma zona onde a técnica era visível , com pequenos topos e descidas um pouco elameadas. Nesta altura o que pretendia era mesmo treinar a parte técnica visto que o físico ainda está fraquinho e vou começar a treina-lo apenas mais para a frente. Mesmo assim os 7kg com que estou a mais em relação ao final da época passada ajudaram e de que maneira. Apesar de ter partido um pouco atrás , recuperei depressa o espaço para os principais atletas , que partiram mais a frente, no final da 1ª volta já estava nos 3 primeiros , posição que manti até que na 3ª volta fui alcançado pelo meu colega de equipa Francisco Simões, andamos várias voltas juntos controlando a corrida , e ftentando que mais ninguém vindo de trás da classe do Francisco se chegasse a ele, até que no final e vi que já era quase impossível alguém se chegar ao Francisco Simões e arranquei , para mais 2 voltas a solo. No final terminei em 1º da categoria e 3º da geral. Os atletas da equipa também obtiveram excelentes resultados com o 3º lugar da Filipa Fernandes na classe feminina , o 2º lugar do Francisco Simões em VET A , o 2º do Ricardo Nanita e o 3º do José Salvado.  Agradecimento especial á minha equipa Liveplace by Palegessos/ Bicicletas Santiago e a todos aqueles que me apoiam...

Norte Alentejano XC 2011 - Belver



Realizou-se no passado fim-de-semana a ultima prova pontuável para o circuito XC do Norte Alentejano. O local desta vez foi a vila de Belver (Gavião). Houve novamente um elevado número de participantes.  Alguns atletas da equipa marcaram presença nos diversos escalões. Belver é palco do btt desde o ano passado, e tal  como bem nos vem habituou tinha à espera dos participantes um excelente circuito de XCO , bastante divertido e com zonas de subida para meter alguns Watts, penso que apenas se excederam na quilometragem, pois por pouco que não alcançava os 7km.  No que toca à prova, com uma chamada para a 1ª fila da categoria de Sub-23 consegui partir bem e seguir de inicio perto dos mais rápidos, com o passar das voltas fui gerindo a minha corrida , tentando saír com a melhor classificação na geral do troféu possível, visto que me encontrava em igualdade de pontos com o 3º classificado. Marcando-o de perto , esperei por uma quebra da parte dele e ataquei , gsnhei vantagem na descida e a partir daí foi até ao fim, tentando chegar ao segundo classificado que terminou a escassos 17 seg, o 1º classificado também chegou a menos de 1min. . Termininei assim na 6º posição da geral , ganha pelo Espanhol Alejandro Dias de La Peña.

Em relação à equipa o Miguel Salvado teve alguns azares que não permitiram que lutasse pelo 1º lugar da geral do troféu. O Pedro Correia também com uma boa prova foi 4º entre a elite e terminou assim em 3º da geral final.  José Salvado conseguiu também uma boa prestação tendo terminado em 5º e sendo também 5º na classificação geral da categoria de Vet B .  Na promoção Paulo Jesus nos Vet B , foi 1º e assim consolidou a classificação geral que já liderava. José Alves foi 2º nos Vet C tendo mantido assim o seu 1º posto na classificação geral. 
Um grande agradecimento à minha equipa Liveplace by palegessos / Bicicletas Santiago , treinador Tiago Aragão , bem como a todos aqueles que me apoiam...



3 Horas de Resistência BTT ADFR - Vila do Crato 2011

No dia 9 de Outubro , desloquei-me até a localidade do Crato para participar numa prova de 3 horas , prova esta que participaram cerca de 60 atletas dos quais 2 pertenciam ao Team Liveplace by palegessos / Bicicletas Santiago. O percurso da prova tinha cerca de 5,5km e estava bem construído , tendo zonas onde era preciso alguma técnica e perícia por parte dos atletas. Em relação a prova correu melhor do que estava a espera pois numa fase da época em que o desgaste já é bastante, consegui fazer uma excelente prova , partindo bem e alcançando a dianteira juntamente com o Pedro Rasquete, após nos encontrarmos na frente fizemos a nossa corrida. Nas primeiras voltas seguimos juntos, até que começaram a surgir os primeiros aumentares de ritmo , ora seguia ele na frente ora seguia eu. A faltar cerca de 3 voltas para o fim consegui fazer uma pequena diferença na parte mais dura do percurso e ganhar algum espaço para o Pedro , que rapidamente me veio buscar e seguimos juntos até ao final onde ele é claramente mais forte , vencendo assim ao Sprint.. Terminei assim na 2ª posição da geral e em 1º dos Sub-23 com 1 volta de avanço para o 3º classificado da geral e 1º do escalão , Carlos Madureira do team bicicletas Santiago , que realizou uma excelente prova . No colectivo conseguimos ganhar as categorias de Sub-23, e Veteranos B.

Fotos




Campeonato Nacional de Rampa 2011



O 3º Campeonato Nacional de Rampa, em BTT, que se disputou-se este fim-de-semana dia 2 de Outubro em Manteigas , no Parque natural da Serra da Estrela. O desafio consistia em superar as dificuldades impostas por uma subida com uma extensão aproximada de três quilómetros e uma inclinação que em certas zonas atingia os 28%. Nesta prova seriam atribuídos os títulos de campeões nacionais de rampa. Em relação a minha prestação , foi mais o menos aquilo que esperava, não sou propriamente um atleta explosivo e tentei de inicio seguir um ritmo forte , que viria depois a pagar no final, perdendo muito tempo no trajecto de 3kms. No fim terminei na 9ª posição da categoria Sub-23. Apesar de continuar a treinar não tem sido fácil conciliar com as praxes , pois passar horas em pé, saltar , deitar e ajoelhar, tem me causado bastante desgaste , a juntar ao facto de não conseguir recuperar , pois a dormir 4horas, não se pode pedir muito ao organismo. Destaco a prestação do meu director desportivo e colega de equipa Marco Macedo que se sagrou Vice-Campeão Nacional de Rampa em Vet.A , como no ano transacto e o Miguel Salvado que alcançou a 3ª posição dos Sub-23 , muito perto de ser vice-campeão. Nos elite o Pedro Correia foi 11º. Nos Sub-23 o Ruben Rocha foi 6º e o Roberto Mendes alcançou a 7ª posição. O Junior Diogo Monteiro foi 7º. Nos Vet A o Sérgio Santos foi 5º classificado e José Salvado foi também 7º na categoria de Veteranos B.


Norte Alentejano XC 2011 - Avis




foto by André Orelhas




Realizou-se no passado fim-de-semana mais uma prova pontuável para o circuito do Norte Alentejano. O local desta vez foi a vila de Avis. È novamente de saudar o elevado número de participantes.  Alguns atletas da equipa marcaram presença nos diversos escalões. Avis como já nos vem habituando tinha à espera dos participantes um verdadeiro circuito de XCO , bastante divertido e também bastante duro com um total de pouco mais de 5km , constituídos na sua maioria em Single-track. No que toca à prova, com uma chamada para a 1ª fila da categoria de Sub-23 e com a partida dentro do Top 10 fiz uma corrida sempre controlada , não desperdiçando assim forças que me viriam a ser úteis mais no termino da corrida. Andei praticamente sempre a lutar pela 4ª , 5ª posição , quando na 4ª e penúltima volta vejo que o atleta 3º classificado se encontrava em quebra e decidi atacar. Passei assim para 3º na entrada para ultima volta , e fui-me distanciando dos que seguiam um pouco atrás , a frente da corrida não ia muito longe, mas  já era muito difícil chegar lá. Geri para os de trás e ainda aumentei vantagem. Terminando na 4ª posição da geral e 3º Sub-23. 

Em relação à equipa o Miguel Salvado com mais uma excelente prova, desta vez um pouco mais controlada do que habitual limpou sem espinhas o 1º lugar do pódio nos sub-23 sendo também 1º da geral, o Roberto Mendes terminou em 8º. O Pedro Correia também com uma boa prova foi 3º entre a elite. Nos Cadetes o Ricardo Nanita foi 11º.  José Salvado conseguiu também uma boa prestação tendo terminado em 6º na categoria de Vet B logo seguido do colega Carlos Madureira que alcançou a 7ª posição.  Na promoção Paulo Jesus nos Vet B , fez 2º visto este não ser um circuito ao seu jeito, enquanto José Alves foi 2º nos Vet C um excelente resultado para quem o tempo é escasso para treinar . A próxima prova do circuito realizasse em Belver(Gavião) dia 16 de Outubro.


Fotos 
Classificações


 XCO Internacional Porto de Mós




Domingo dia 18 de Setembro realizou-se em Alvados (Porto de Mós) uma prova de categoria C2 , potuável para o ranking UCI. Cheguei no sábado por volta das 12h  para fazer o reconhecimento do percurso. Percurso com pouco mais de 5 km e com zonas muito físicas , com longas subidas e algumas descidas que  se tornavam bastante técnicas devido aos regos que se iam abrindo e à muita pedra característica daquela zona. 
Domingo era então o dia da prova.  Por volta das 14h e 45min foi dada a partida e desde cedo reparei que não me encontrava nas melhores condições , fiquei bastante para trás na partida e desmotivei um pouco , mas havia que recuperar o tempo perdido e foi isso que tentei fazer, embora não tivesse a ser fácil, pois estava ansioso de mais para ultrapassar as duras e técnicas subidas , tendo nesta primeira volta desmontado mais vezes no que no decorrer das restantes. Fui apanhando o ritmo embora um pouco desajustado e nunca tendo as sensações precisas para a coisa render. Entrei dentro do Top 15 na 2ª volta e daí cheguei a 12º a cerca de 30seg do Top 10 e dos pontos UCI , mas nunca consegui entrar no ritmo. Na ultima volta ainda passei para a 11ª posição , mas com uma complicação com a transmissão da bicicleta , caí novamente para o 12º posto. No final fui 5º Sub-23 e 12º da geral. As sensações não foram as melhores , apesar de me ter sentido bastante bem na semana anterior. Mas como há dias bons como no fim-de-semana passado. Também há dias menos bons como este.
Em relação a equipa, o grande destaque vai para o Miguel Salvado  com um brilhante 1º lugar na categoria de Sub-23, mostrando que é capaz de estar lado a lado com os melhores nacionais. Na categoria de Vet B ,  José Salvado foi 5º , apesar de ter rodado em 4º até bem perto do fim. Na classe de promoção , José Alves foi 4º , o que demonstra que tem muito a ensinar aos mais jovens , pois nesta classe não existiam categorias e mesmo assim conseguiu um resultado de destaque. Um grande obrigado a minha equipa Liveplace Bicicletas Santiago , familia e treinador , Tiago Aragão. Bem como a todos os outros que me apoiam.




Campeonato Nacional XCM - Mêda

 
foto by: Fernando Moura

Este domingo dia 11 de Setembro realizou-se em Mêda , a prova mais importante de Maratonas a nível Nacional , aquela que atribui os títulos aos campeões em várias categorias.
Domingo era então o dia mais aguardado por todos os atletas para por a prova todo o treino e empenho que disponibilizaram para este dia. A partida foi dada às 10h , e o longo pelotão seguiu compacto até a entrada nos primeiros trilhos de terra, onde se foi desfazendo aos poucos. Mesmo sem aquecimento parti bem e dentro do Top 40 comecei a recuperar posições logo nas primeiras dificuldades do percurso, e estava a começar ficar quente. Até ao 1º abastecimento seguia no Top 30 , quando de repente após ultrapassar a zona de abastecimento , saltei um pequeno muro e ouvi um barulho estranho na roda , parei e reparei que tinha um raio partido, continuei, até que reparei que a roda estava muito empenada e tive de ir novamente até ao abastecimento trocar de roda. Não foi apenas um raio , mas sim o aro que se partiu. Depois do tempo perdido havia que recupera-lo , e era a ideia que levava na cabeça. Como é normal e sendo a corrente nova , não agarrava na cassete da roda que troquei , o que de vez em quando me fazia perder tempo , pois saltava e tinha da a meter a mão. Sem stress, continuei a tentar recuperar o maior numero de posições , até que no 2º abastecimento seguia não muito longe da frente da corrida. No 3º abastecimento perto do Km 60 já devia estar novamente dentro do Top 30 Absoluto e ai começavam as principais dificuldades. Apesar de já ter muito desgaste devido a ter que fazer a maratona de trás para a frente , começava agora a parte mais dura , com subidas longas e inclinadas, no entanto é em subida que me sinto melhor e foi também nessa parte da prova que recuperei algumas posições , terminando em 3º Lugar na Categoria de Sub-23 e em 21º da geral Absoluta , onde se qualificaram 79 atletas. 
Em relação a equipa, nos Absolutos ; o Miguel Salvado terminou em 8º nos Sub-23 e 46º da geral Absoluta, depois de ter andado dentro do top 15 , acabou por acusar o esforço perdendo bastantes posições. O Bruno Fernandes foi 17º Elite e 18º Absoluto, o Pedro Correia terminou em 40º do escalão de Elites e 48º da geral Absoluta. Nos Vet A , João Mariano mesmo com alguns problemas mecânicos na corrente que o obrigaram a perder bastante tempo, fez uma prova de trás para frente e terminou em 13º. O Marco Macedo ainda em plena recuperação da sua lesão na prova de XC em Oliveira de Azeméis, e com pouco tempo de treino alcançou ainda assim um lugar de destaque na 17º posição. O Sérgio Santos lutou até ao fim com algumas adversidades mecânicas pelos caminho e terminou em 32º. Na categoria de Vet B ,  José Salvado fez uma prova controlada fechando Top 30 , precisamente na 30ª posição , enquanto um pouco mais atrás e "num dia não", segundo afirmou terminou Carlos Madureira na 35ª posição. Numa prova realizada a parte do Nacional com a extensão de 35 km´s o Diogo Monteiro , terminou em 1º dos Juniores e 1º da Geral. Quero desde já agradecer o apoio de todos principalmente da equipa, do treinador Tiago Aragão e especialmente do sr José Alves da Loja Bicicletas Santiago, bem como todos os elementos que apoiaram os atletas durante a prova.





Norte Alentejano XC 2011 - Chança

foto by www.photoshot.com.pt 

Começou mais um circuito do Norte Alentejano  organizado pela CIMAA e alguns Municípios associados. O local escolhida para o inicio desta 17ª edição do troféu , foi como já vem sendo hábito a aldeia de Chança ( Alter do Chão). È de realçar o número de participantes destas provas , arrisco-me mesmo a dizer que este evento de  âmbito regional , tem mais atletas do que os a nível Nacional.  Alguns atletas da equipa marcaram presença nos diversos escalões desta 1ª prova. Prova esta com um circuito muito rolante , com uma extensão de cerca de 5,5km , no qual a parte física se sobrepunha quase na totalidade à parte técnica do XC. No que toca a prova, com uma chamada para ultima fila da categoria de Sub-23 e com a partida conjunta com a partida da classe de elites , tornou-se difícil logo desde início. No entanto consegui recuperar logo bastantes lugares na parte em alcatrão onde o pelotão alongava. Mas fiquei fechado antes da entrada para a terra e perdi bastantes lugares, a partir daí  devido a condição física , não ser a melhor e a este circuito não ser muito próprio para atletas de baixo peso, tentei recuperar o máximo de lugares possíveis, até que na antepenúltima volta alcancei o 5º lugar da categoria de sub-23 que já não mais larguei até final, terminei em 10º da geral.   Em relação à equipa o Miguel Salvado com uma excelente prova alcançou o 3º lugar do pódio nos sub-23 , o Roberto Mendes terminou em 7º. O Pedro Correia também com uma boa prova foi 4º entre a elite.  José Salvado conseguiu também uma boa prestação tendo terminado em 8º na categoria de Vet B bem como Carlos Madureira que alcançou a 11ª posição.  Na promoção Paulo Jesus nos Vet B , foi 1º liderando de inicio ao fim as 2 voltas ao circuito enquanto José Alves foi 2º numa luta acesa pelo 1º lugar até ao arco de meta. A próxima prova do circuito realizasse em Avis no que se espera um circuito de XC muito técnico e está marcada para dia 2 de Outubro.
Classificações


Liveplace by Palegessos/Bicicletas Santiago no Open de Espanha de Maratonas

 

O evento , organizado pelo CC Camino a la perdición, reuníu en Villalba de los Barros os melhores  especialistas de Espanha da especialidade, bem como vários atletas internacionais nos quais se destacaram vários atletas Portugueses. A partida foi dada as 9 da manhã e estavam à saída todos os  favoritos, Alejandro Díaz de la Peña, que era líder do Open de España, Juan Pedro Trujillo, 2º clasificados, e  Manuel, "Triki", Beltrán, bem como todos os outros ciclistas internacionais que se juntaram à festa. Fomos 6 os atletas da equipa a marcar presença nesta maratona e todos conseguimos um lugar no Top 10 das diversas categorias o que de 170 atletas à partida para a distancia mais longa desta maratona se revelou um resultado bastante positivo. No que toca à minha prova , 4 dias sem tocar na bicicleta iam certamente fazer alguma diferença no decorrer desta maratona , mas penso que esse não tenha sido o principal factor para as sensações durante o decorrer da prova. Cometi um erro na alimentação , que fiz demasiado perto do inicio da prova e como estou habituado a comer bem antes das provas, e esta pela sua duração assim o exigia, deu mau resultado e as 2 primeiras horas foram para esquecer , parti bem , mas desde comecei a perder muito tempo, com um terreno mesmo muito rolante , que me foi bastante desfavorável. Nas 2 primeiras horas fui sempre muito mal disposto chegando mesmo a pensar em encostar. Mas não lá segui até que já com mais de 2h consegui livrar-me daquele enjoo e começar a imprimir um ritmo mais rápido bem como a partir daí já me consegui ir indo alimentando, pois já andava há mais de 2horas só com abastecimento liquido. No entanto ai já foi tarde e tentei recuperar todo o tempo perdido nas zonas muito rolantes que não conseguia passar dos 140bpm , pois estava com uma grande indisposição. Com a entrada nas zona do percurso com mais subidas fui recuperando posições , entre as zonas de maior inclinação existiam também zonas muito técnicas que podiam mesmo dar lugar a uma prova de XCO. No final terminei em 34º da geral e em 8º lugar na classe de Sub-23. Em relação à equipa o Miguel Salvado foi aquele que mais se destacou , chegando mesmo a liderar a classe dos sub-23 mesmo até ao risco de meta onde perdeu ao sprint para o 1º classificado. O Ruben Rocha fez uma prova regular e alcançou a 5ª posição nos sub-23. O Bruno Fernandes foi 7º entre os elites. José Salvado consegui também uma excelente prestação tendo terminado dentro do top 10 na  9ª posição da categoria de Master 40. Na mini maratona de 30km o Ricardo Nanita foi 4º entre os cadetes.


Classificações
 Liveplace by Palegessos /Bicicletas Santiago com novo equipamento 

Vão ser estes os novos equipamentos da equipa , com um desenho muito parecido aos anteriores , mas com umas cores renovadas , o preto deu lugar ao branco , mas o verde da mérida mantém-se por lá. De referir também os nossos principais patrocinios , Liveplace , Bicicletas Santiago e Sildicons, que nos tornam possível participar em provas de Norte a Sul do País , bem como algumas deslocações ao estrangeiro




 XCO Cup Oliveira de Azeméis 




Domingo dia 24 de Julho realizou-se em Oliveira de Azeméis uma prova de categoria C2 , potuável para o ranking UCI. Cheguei no sábado por volta das 10h e 30min para fazer o reconhecimento do percurso. Percurso curto com 4,62 km e com zonas com algumas dificuldades , quer naturais , quer artificiais. Possuía varias subidas curtas , mas não tinha nenhuma onde desse para fazer a diferença.

Domingo era então o dia da prova, como não tenho pontos UCI e como fui dos últimos a receber o dorsal coube-me partir da ultima fila.  Por volta das 15h foi dada a partida e tentei desde cedo recuperar o maior número de posições, quando seguia já quase a meio pelotão sofri uma queda ainda dentro do 1º km , num tronco cortado que não estava visivil e dei uma cambalhota por cima da bicicleta. Tentei levantar-me o mais rápido possível e seguir , mas reparei que tinha ficado sem bloqueio na suspensão, com a direcção um pouco torta e com a transmissão a falhar. Iria então ter uma dificil tarefa de recuperação de posições , mas era apenas a 1ª volta e ainda havia muito para correr , apesar de ter ficado quase em ultimo. Tentei manter a cabeça fria , apesar de ter sido difícil nas primeiras voltas, fui recuperando posições volta a volta até que cheguei à 15ª posição da geral na penúltima volta ao circuito, posição essa que mantive até ao fim da corrida. Fiquei assim na 5ª posição na categoria de sub-23. As sensações foram boas mesmo depois da queda e de ter feito uma prova de trás para a frente, o que me deixa bastante satisfeito.

Em relação a equipa, o grande destaque vai para o Miguel Salvado  com um brilhante 2º lugar na categoria de Sub-23, mostrando que o mau momento da semana passada foi ultrapassado e de que maneira. O Ruben Rocha terminou na 4ª posição na categoria de Sub-23 , começando logo com um azar na 1ª volta, sendo ele também vitima de uma queda. O Roberto Mendes fez uma excelente prova , mas o ritmo dos da frente é muito alto e sendo o circuito bastante curto , foi 6º nos sub-23 a 1 volta. Nos  elite o Pedro correia foi 10º , partindo bem posicionado , conseguiu seguir a bom ritmo e acabar numa boa posição. Nos Veteranos A, o Marco Macedo fez 3º , mesmo depois de uma aparatosa queda de na 1ª volta num salto artificial do circuito , que o levou a perder bastante tempo para a frente. Mesmo assím mostrou uma grande garra e terminou a corrida. Nos Juniores o Kevin Sá alcançou a 7ª posição , depois de ter sofrido também uma queda numa das descida mais perigosas do circuito.   Na categoria de Vet B ,  José Salvado foi 9º , com uma corrida muito concentrada e com muito empenho. Um grande obrigado a minha equipa Liveplace Bicicletas Santiago , familia e treinador , Tiago Aragão. Bem como a todos os outros que me apoiam.

Classificações

 

Campeonato Nacional XCO Moreira de Cónegos 













Este domingo dia 17 de Julho realizou-se em Moreira de Cónegos, a prova mais importante a nível Nacional , aquela que atribui os títulos aos campeões na diversas categorias. Eu e a equipa chegamos Sábado por volta das 11h para fazer o reconhecimento do percurso. Percurso esse que era ciclável em toda a sua extensão e que possuía zonas bastante técnicas, com duras subidas e perigosas descidas. No total tinha cerca de 6km e 259 m de acumulado de subidas em toda a sua extensão. O percurso foi-se degradando durante o decorrer das provas , o que o tornou ainda mais duro , formando uma espécie de pó que impedia quer a visão do terreno , quer do que estava por baixo dele. 


Domingo era então o dia mais aguardado por todos os atletas e eu estava numa de querer fazer um bom resultado , mas um pouco de pé atrás após uma época menos conseguida. Em relação ao decorrer da prova, a partida foi dada já para lá das 15h , apesar de ter partido bem , fui fechado logo na primeira curva após a recta da meta , perdi bastantes lugares , que viria a ter que recuperar o mais depressa possível e assim fiz, impus um ritmo forte logo na primeira subida onde ultrapassei vários atletas, comecei assim a rodar dentro do top 20 , na primeira descida mais técnica do circuito o Gonçalo Amado (campeão nacional júnior) colou em mim e passou , com a sua ajuda consegui ultrapassar vários atletas na subida mais longa do percurso, como é júnior , todos o deixam passar e foi uma boa roda. No inicio das descidas foi embora e por essa altura já rodava em 12º , fui recuperando volta após volta , sem perder lugares até que na entrada para a 5ª e ultima volta estava na 6ª posição da categoria e já com alguma margem para os detrás, a frente também já seguia algo distante e tentei manter um ritmo forte para me chegar o mais possível ao 5º classificado , quando numa zona mais plana o consegui avistar numa outra zona. No final terminei a apenas 13 seg do Top 5 na 6ª posição. Acho que foi um resultado bastante positivo , neste que é o meu 1º ano dos 4 da categoria de sub-23. Tendo em conta as provas anteriores da taça de portugal, as sensações foram muito boas.

Em relação a equipa, o grande destaque vai para o Ruben Rocha com um brilhante 4º lugar e apenas  30 seg do pódio , num circuito ao seu jeito com muita descida. O Miguel Salvado acabou por encostar a meio da prova pois não se encontrava bem , tendo começado mesmo a deitar sangue do nariz, foi um dia não para ele , mas mais oportunidades viram com toda a certeza e já demonstrou bem o seu valor. O Roberto foi vitima de uma queda , que o deixou um bocado em baixo e depois de decidir continuar em prova , o pneu traseiro descolou da jante. Nos  elite o Pedro correia foi 22º. Nos Juniores o Diogo Monteiro terminou na 19ª posição , depois de ter perdido pressão na roda da frente e ter sido obrigado a trocar de roda. O Kevin Sá foi 27º e segundo ele as sensações foram bem melhores do que nas provas anteriores o que é um bom indicador, em relação ao Fábio Salvado foi 43º. Os 2 Veteranos A estiveram na luta pelo pódio e tinham certamente capacidade para isso, mas estavam os 2 num dia menos bom, com alguns imprevistos acabaram por ceder tempo para a frente tendo o Marco Macedo terminado em 10º lugar e o João Mariano acabado por encostar, não concluindo a sua prova.  Na categoria de Vet B ,  José Salvado foi 21º . Os títulos nacionais de 2011 foram assim entregues aos seguintes atletas : David Rosa e Irina Coelho (Elites), Mário Costa e Joana Barbosa (sub-23), Gonçalo Amado e Joana Monteiro (Juniores), João Fernandes e Ana Tomás (Cadetes). Campeões nacionais de Veteranos: Sérgio Valente (Vet. A), Rui Lavarinhas (Vet. B), Carlos Cabrita (Vet. C) e Natália Mendes (Vet. Fem.






Class. 6 primeiros sub-23:







1  101 POR19911031 Mário Luís Miranda Costa ASC - Bravus Curas 27724 1.43.10


2  107 POR19910710 David Miguel Costa Rodrigues ASC - Bravus Curas 27890 1.44.43

3  147 POR19920629 Rafael Oliveira Assunção SAERTEX Portugal / Bicicletas Lavarinhas 36807 1.50.08

4  113 POR19900306 Rúben Emanuel Soares Rocha Liveplace by Palegessos/Bicis. Santiago 34043 1.50.33


5  115 POR19920412 Fábio André Cabral Ribeiro Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira 34784 1.54.49






6  139 POR19920218 Rui Filipe Alexandre Carvalho Liveplace by Palegessos/Bicis. Santiago 29521 1.55.02























Taça de Portugal XCO#5 Loulé

https://lh3.googleusercontent.com/-dhP5VSgdh5E/Tf9GOI4L2HI/AAAAAAAASOk/lxvc_L2P3Tk/s576/DSC06089.jpg
foto by: Fernando Almeida

No passado dia 19 de Junho  realizou-se em Loulé , a 5ª e ultima prova pontuável para a Taça de Portugal de XCO. Prova esta onde a equipa marcou presença com vários atletas. A prova era de categoria C3, o que levou a que os participantes fossem maioritariamente portugueses à excepção das provas anteriores onde marcaram presença muitos atletas estrangeiros à procura de pontos UCI. O circuito era técnico constituído na sua maioria por single-tracks, com zonas muito técnicas a subir , bem como a descer. Tinha alguns drops e zonas rápidas em single-track. Para além disso era um circuito  com um elevado grau de exigência a nível físico. Domingo foi então o dia da prova, após o aquecimento os atletas foram chamados para a linha de partida. Desta vez a chamada foi feita pelo ranking da taça. A partida foi dada por volta das 15h , os atletas antes de entrarem no percurso percorreram um pequeno start loop para alongar o pelotão antes de se iniciarem os single-tracks. Parti um pouco mal , mas desde cedo comecei a recuperar posições , tentando ultrapassar o maior numero possível de atletas, sentido-me melhor de volta para volta. Na 5ª volta sofri uma queda numa zona onde por ser menos técnica era possível acelerar um pouco mais , esse mais fez com que o pneu da frente derrapasse pela gravilha que existia naquele local e fosse a escorregar durante alguns metros , que foram suficientes para me esfolar o braço e o joelho esquerdo , bem como embater com o queixo. Pensei que a prova terminasse por ali enquanto ia a escorregar. Mas rapidamente me levantei sem avaliar os estragos para não me assustar, apenas reparei que tinha o bar end torto e tratei de o endireitar. Nessa altura estava perto do Top 20 , onde é possivel pontuar para o ranking da taça de portugal, mas com a queda perdi tempo que me seria necessário para la chegar. No entanto não baixei os braços, embora estivesse com imensas dores , tentei não perder lugares, terminando assim a 5ª volta e iniciando a 6ª e ultima volta a qual viria a terminar na 23ª posição da geral e 9º entre os sub-23. Foi então a minha melhor classificação na taça de Portugal este ano, o que me deixa satisfeito pois o principal objectivo da época esta ai a porta.  Em relação à equipa o melhor resultado ficou a par do Miguel Salvado conseguindo a 15ª posição da geral e 4º nos Sub-23, o Ruben Rocha terminou em 17º da geral e  5º sub-23, o Pedro Correia foi 25º da geral e 16º Elite. Nos Veteranos A  o João Mariano ficou em 8º e o Marco Macedo em 10º.  Nos Juniores o Diogo Monteiro alcançou  o 22º lugar e o Fabio Salvado 33º .  Na categoria de Vet B ,José Salvado terminou em 19º. Na categoria de cadetes , Ricardo Nanita terminou na 24ª posição. A próxima prova é a mais cobiçada por todos e realizasse no fim-de-semana de 16 e 17 de Julho em Moreira de Cónegos, é la que se entregam os títulos de campeão Nacional de 2011 às diversas categorias. Quero desde já agradecer o apoio principalmente prestado pela equipa e família, treinador , bem como todos os que apoiaram de alguma forma.

Class. 5 primeiros1 
1  POR19881207 Tiago Jorge Oliveira Ferreira Elite BTT Seia 1:41:15.672
2  POR19851125 Tiago André Gonçalves Dias Elite Jorbi Test Team 1:43:07.339 1:51.667
3  POR19911105 Ricardo Paulo Reis Marinheiro Sub-23 Tx Active Bianchi 1:44:09.965 2:54.293 
4  POR19860111 Vitor Manuel Teixeira Santos Elite Távola Bikestore - Bifase 1:44:12.976 2:57.304  
5  POR19911031 Mário Luís Miranda Costa Sub-23 ASC - Bravus Curas 1:45:29.075 4:13.403 
6  POR19850207 Hernâni Sistelo Silva Elite BTT Loulé / EAFIT / BPI 1:46:06.217 4:50.545

Fotos
Classificações



Inatel Rodas S.Mamede





foto: Rogério Nanita




Mais uma vez os atletas da equipa marcaram presença na penúltima prova pontuável para o circuito Inatel 2010/ 2011. A equipa mostrou ter atletas em boa forma nos principais escalões.  Se em relação ao percurso da prova anterior só tinha a dizer bem , em relação a este de 0 a 10, dou um 10, circuito sem uma zona que fosse onde se rolasse , técnico e muito fisico , com alguns topos e subidas longas. Com mais de 100m de acumulado em menos de 3km p/volta. Do melhor que já se fez no inatel, a par da organização do CCD Rodas S.Mamede.  Em relação à prova, desde cedo tomei a liderança da corrida no meu escalão , seguindo em 2º da geral atrás do meu colega Miguel Salvado que liderava o escalão sénior. O Miguel perdeu algum tempo numa das subidas e ai tomei a dianteira até ao fim da 1ª volta , onde o meu colega Pedro Correia assumiu assim a geral seguido por mim e pelo João Alberto , atleta do Rodas S.Mamede , como ultimamente as coisas não me têm corrido bem , cortei-me demais e o João foi embora,. A cerca de 2 voltas do fim , alcancei o João e mantive a segunda posição da geral e 1º do escalão até final, com o meu colega Pedro a terminar na 1ª posição da geral. Tive boas sensações apesar do mau bocado que ando a passar , desta vez já me senti melhor , também tive a sorte de ser um percurso ao qual me adapto muito bem , apesar de ter alguma dificuldade em respirar devido as alergias , as pernas portaram-se bem e já me estou a adaptar ao calor. A próxima prova realiza-se dia 18 de Junho , mas na qual não vou estar presente , pois realiza-se a ultima prova pontuável para a Taça de Portugal XCO. Obrigado aqueles que me apoiaram mais uma vez, principalmente aos elementos da equipa que ficaram a dar apoio ....


Fotos

Classificações Brevemente



Inatel Portalegre



                                   foto by : Pedro Corvo/ Marisa


Foram vários os atletas da equipa que hoje marcaram presença na antepenúltima prova pontuável para o circuito Inatel 2010/ 2011. A equipa mostrou ter uma palavra a dizer em todos os escalões onde tinha atletas a participar nos quais colocou pelo menos um atleta no pódio. Este foi para mim um dos melhores circuitos do inatel este ano, para não dizer que foi mesmo o melhor , embora a organização a par do CCD da Serra se tenha esforçado um pouco menos em relação ao circuito do ano passado. Circuito com várias zonas técnicas , onde se rolava , subia e descia , sendo circuito bastante divertido. Em relação a prova, desde cedo tomei a liderança da corrida ,  andei a 1ª e 2ª voltas com o segundo classificado André Barata por perto mas acabei por ganhar vantagem a partir da 3ª volta e ganhar tempo suficiente para chegar isolado á meta. Tendo em conta que estava há mais de 2 semanas a treinar sem parar um único dia e com quase a totalidade dos treinos com duração superior a 2horas, foi um bom teste. A próxima prova realiza-se já no próximo sábado e a organização cabe ao CCD Rodas S.Mamede. 

Classificações 

Fotos da Prova

Classificações da equipa:

Séniores:
1º- Marco Macedo
2º- Pedro Correia
5º- Miguel Salvado

Juniores:
1º- Rui Carvalho
5º- Ruben Carrilho

Veteranos A
Pedro Corvo -Problemas mecânicos (Desistencia)

Veteranos B
2º- Paulo Jesus
3º- José Salvado

Cadetes:
2º - Ricardo Nanita








X100 - Castelo Branco


   



















 
 Dia 22 de Maio realizou-se em Castelo Branco a maratona de Btt X-100 , maratona esta que conta com duas opções consoante a preparação e objectivos de cada 1 , um percurso com 50km e outro com 100km. Marquei presença juntamente com alguns elementos da minha equipa. O meu objectivo não passava por realizar um bom treino para outros objectivos, até porque a semana foi de pouco descanso. . Sendo esta a minha segunda maratona de 100km, resolvi gerir ao máximo no terreno que me é menos favorável e atacar só no terreno ascendente , onde costumo ser mais forte. Parti no grupo da frente , no qual me mantive alguns minutos , mas com a passagem na primeira ribeira , a corrente saltou e perdi algum tempo , já não sendo possível recolar. Passei alguns dos atletas que me me tinham passado quando a corrente resolveu saltar e numa parte mais rolante, voltei a ser alcançado por um grupo o que me levou a desanimar , chegando mesmo a descolar. A parte boa das maratonas é que nos podemos sentir mal e de um momento para o outro voltarmos a sentir-nos melhor. E assim foi, perto do km 45 onde começavam as principais dificuldades da maratona , meti um ritmo mais forte e o terreno ajudou , entrei dentro do top 10 com a passagem por 4 atletas numa das subidas mais duras. A partir daí foi sempre a meter ritmo , ultrapassando mais 2 atletas , até que perto dos 80km comecei a quebrar , pena porque já estava perto do atleta que seguia à minha frente e era o 5º classificado. Mas precisamente normal para quem só soube que ia participar na maratona a meio do dia anterior e não tinha feito a tão importante preparação alimentar para uma maratona de 100km , que acabou por ter 108km e um total de 2400m de acumulado de subidas. No final terminei na 6ª posição da maratona que foi ganha por um conhecido atleta do triatlo internacional , Bruno Pais . Os restantes elementos da equipa também obtiveram  excelentes prestações, o Bruno Fernandes foi 3º, o João Mariano 7º o Sérgio Santos 8º bem como o Carlos Madureira foi 1º da classe e 11º da geral. Na meia maratona X50 , que acabaram por ser 68km , o Ruben Rocha alcançou a 1ª posição e o Miguel Salvado após um problemas mecânico quando seguia isolado na frente ,terminou na 4ª posição , o Roberto Mendes foi também vitima de um problema mecânico que obrigou a desistir, o Kevin foi 1º na categoria e 7º na geral José Alves foi 3º na sua categoria e 13º da geral , bem como o Paulo Jesus foi 6º na categoria e 15º na geral. 


Registo Garmin X100
Classificações
Galeria de fotos do Agnelo Quelhas
Galeria de fotos do Nuno Maia




Taça de Portugal XCO#4 Seia
   
Dia 15  de Maio realizou-se em Seia , a 4ª prova pontuável para a Taça de Portugal de XCO. Prova esta onde a equipa marcou presença com um elevado número de atletas. A prova era de categoria C1 com um elevado grau de exigência a nível físico. Domingo foi então o dia da prova, após o aquecimento os atletas foram chamados para a linha de partida. Embora tenha partido para esta prova na 56ª posição da geral , continuo sem saber qual é o critério de partida nestas provas e fui chamado para a partida numa posição bem mais atrás , tendo mesmo ficado atrás de atletas que participaram pela 1ª vez nesta competição. A partida foi dada por volta das 15h , e a corrida começou mal logo desde cedo, após o arranque um dos atletas caiu mesmo á minha frente e perdi algum tempo o que fez com que fosse ultrapassado por alguns atletas. Desta vez não havia start loop e a corrida entrou logo para o circuito , onde era quase impossível ultrapassar nas primeiras zonas técnicas. Desde cedo que me senti bastante mal, com grande dificuldade em respirar. A primeira volta é sempre muito dificil pois é preciso ultrapassar muitos atletas mais lentos , o que provoca muito desgaste, na segunda volta comecei a sentir-me melhor , mas acabei por quebrar , as restantes voltas foram um autentico sofrimemento, sendo ultrapassado por muitos atletas. Sofri até ao fim, pois não sou de desistencias. Com a presença de atletas de Top Mundial como o Inaki Lejarreta e o Ruben Ruzafa , bem como os melhores atletas tugas de XCO é preciso estar muito bem fisicamente para se conseguir terminar a volta e como mais uma vez não me encontrei num dia não , terminei na 54ª posição a 2 voltas do vencedor.  Em relação a equipa o melhor resultado coube novamente ao  Marco Macedo com um 10º lugar na prova de Veteranos A seguido do João Mariano em 12º , na sua estreia no Cross o Sérgio Santos conseguiu a 34ª posição. Nos Elite/Sub23 O Miguel Salvado com uma grande prestação acabou a prova em  23º na volta do vencedor, o Ruben Rocha   terminou a prova a uma volta do vencedor na 32ª posição, o Pedro Correia em 40º e o Roberto Mendes em 66º. Nos Juniores o Diogo alcançou  o 27º lugar com uma excelente prestação e o Kevin ficou na posição 40 seguido do Fabio Salvado na posição 47.  Na categoria de Vet B ,José Salvado terminou em 26º . A nova aposta da equipa na categoria de cadetes , Ricardo Nanita terminou na 28ª posição. A próxima prova da Taça de Portugal XCO, realiza-se dia 26 de Junho no Algarve em Loulé. Quero desde já agradecer o apoio principalmente prestado pela equipa e família, bem como todos os que estiveram presentes.

Class. 5 primeiros
1 ESP19830901 Iñaki Lejarreta Errasti Elite orbea racing team 1:31:28.100
2 ESP19840909 Ruben Ruzafa Cueto Elite orbea racing team 1:31:45.870 0:00:00
3 POR19881207 Tiago Jorge Oliveira Ferreira Elite BTT Seia 1:35:49.141 4:21.041
4 POR19861112 David João Serralheiro Rosa Elite Swift / Carboom / Prototype 1:36:25.747 4:57.647

5  JPN19850820 Kohei Yamamoto Elite Anchor 1:37:38.371 6:10.271


Video brevemente


Maratona de Portalegre 2011
 

 Dia 7 de Maio realizou-se em Portalegre a tão conhecida maratona de Btt , que conta já com 10 edições. Marquei presença juntamente com alguns elementos da minha equipa. O meu objectivo não passava muito por uma boa qualificação, mas sim por um bom treino para as próximas provas de XCO .Tal facto fez com que me apresentasse com pouco descanso para esta edição do Portalegre 2011 , sendo também a minha 1ª participação na maratona dos 100km , tendo obtido nas edições anteriores mas da meia maratona , o 4º,4º,4º,3º lugar respectivamente. Cheguei cedo com a equipa para conseguir uma boa posição na partida que foi dada as 9h. Parti no grupo da frente , no qual me mantive alguns minutos , mas estava a sentir-me muito frio , pois não fiz qualquer tipo de acontecimento, a juntar a isso , sabia que não podia apertar demasiado com o meu joelho pois tenho andado com muitas dores já há alguns dias. Não me estava a sentir bem , pois também sentia o pequeno almoço tomado antes das 6h da manhã , talvez tenha comido de mais , mas para uma maratona de mais de 100km tem que se carregar bem na energia para que ela não falte. Com isto decidi , que era melhor não apertar para ir com os da frente , pois tinha o pequeno almoço quase fora, no entanto mantive o meu ritmo e fiquei num grupo intermédio , onde nas subidas se via o grupo principal. A maratona entrava assim na terra e os atletas ficaram cada vez mais divididos em pequenos grupos , andei a cerca de 3min da frente da corrida até a chegada ao primeiro abastecimento com 36km percorridos , a partir dai comecei a sentir uma pequena dor no joelho e cortei-me um pouco mais no ritmo impôs-to, o terreno desta primeira parte da maratona era muito rolante e eu tinha que me defender ao máximo , já próximo da passagem pelo km 50, começaram a haver pequenos topos , estava com cerca de 8 min de atraso para os primeiros e ai sim começou a maratona a sério , estava a rodar por volta dos 35 primeiros e com algumas dores no joelho, mas como nem deixavam de existir nem ficavam mais intensas decidi começar a por um ritmo mais alto, já que a maratona estava a entrar na parte mais dura , com subidas mais longas e assim foi, impus um ritmo mais forte e perto do km 80 já estava perto dos 25 primeiros , seguindo em 26º e com boas sensações , para a derradeira subida com cerca de 10km , e foi ai que comecei a impor um ritmo cada vez mais forte , o joelho doía , mas não passava disso , e já com 80 km feitos , só uma grande dor me faria desistir. Como a subida era longa dava para avistar vários atletas e com o ritmo que ia , fui ultrapassando vários deles e no topo da subida já estava nos 15 primeiros. Nessa altura tinha mais de 90 km nas pernas e já vinha a ultrapassar atletas que fizeram a meia maratona de Portalegre à cerca de 5km , pois os percursos coincidiam nesta ultima parte. A subida acabava mesmo no topo da Serra de S.Mamede e na 15º posição a avistar alguns atletas que seguiam á minha frente , com um terreno algo técnico a juntar ás centenas de participantes que seguiam à minha frente, consegui passar mais 3 atletas até final. Podia ter passado mais se os atletas da meia não fizessem a mesma parte final que nós atletas dos 100km,pois tive de abrandar grande parte das vezes , pois eram ás centenas os que se encontravam , uns á mão , outros em movimento , mas com um ritmo completamente diferente , e não quis por em risco quer o meu físico , quer o deles. Parti para esta maratona com o objectivo de treinar e penso que foi um bom treino, tive excelentes sensações especialmente no terreno ascendente e terminei a 41seg do Top 10 , na 12ª posição. A prova foi ganha pelo José Silva , atleta da equipa Aktive Btteam, actual campeão nacional de maratonas, que me deu nem mais nem menos do que 20min. O resto da equipa também obteve excelentes prestações , colectivamente posso dizer que fomos mesmo os melhores , com 3 atletas no TOP 15. O Marco Macedo foi o melhor elemento da Equipa LivePlace by Palegessos/Bicicletas Santiago , com a 3ª posição , o Bruno Fernandes alcançou a 7ª posição o Miguel Salvado foi 37º embora tenha andado com os da frente grande parte do tempo , mas teve uma quebra física , o que também aconteceu ao Sérgio Santos que ficou na posição 54. José Salvado terminou na posição 160. Posso concluir que realizei uma boa prova, embora não tenha preparação para provas tão longas fiz essencialmente o que pretendia , realizar um bom treino para o próximo fim-de-semana em Seia.  Obrigado a todos aqueles que me apoiaram a mim e a minha equipa durante a prova bem como àqueles que tiveram a dar abastecimento.



Open de Espanha XC#3 Huelva


Este domingo dia 1 de Maio decorreu em Huelva (Espanha) , a 3ª prova pontuavel para o Open de Espanha  de XC. A equipa marcou pela primeira vez presença nesta competição e levou alguns dos seus atletas. Chegamos Sábado por volta da 19h para o reconhecermos do percurso. Percurso construído dentro do parque Moret , mesmo no centro da cidade de Huelva. Um circuito técnico e bastante divertido, num sobe e desce constante. Todo ele era ciclável.  Em relação ao decorrer da prova o meu escalão contava com muitos atletas de topo Espanhol , bem como alguns internacionais e a Selecção Nacional Portuguesa. Como não tinha ranking nesta competição parti na penúltima fila de um longo pelotão, tentei recuperar alguns lugares logo no arranque, mas com a entrada nos primeiros single-tracks a confusão instalou-se , obrigando a que tivesse de desmontar. Enquanto la na frente se rodava a um ritmo muito alto, ca mais para trás , tentava ultrapassar o máximo de atletas , até chegar a uma posição onde o andamento já fosse superior. Com o passar das voltas, o pelotão foi-se alongando o que já possibilitava outro tipo de andamento, após as duas primeiras voltas bastante desgastantes, na 3ª volta e 4ª volta senti-me bem e tentei recuperar alguns lugares. Na 5ª e ultima volta paguei a factura e apesar de não ter perdido posições , senti-me bastante mais desgastado. Terminei assim em 51º da geral,  21º do escalão de Sub-23. Em relação a equipa, o melhor resultado foi o do Marco Macedo 10º na prova de Veteranos. Nos Elite/Sub23  o Ruben Rocha conseguiu uma excelente 32ª posição , seguido do Miguel Salvado na 45ª e o Pedro Correia na 47ª posição. Nos Vet B , José Salvado alcançou o 15º lugar.  Agradecimentos a todos aqueles que puxaram por mim em prova, equipa , Tiago Aragão , bem como ao colega Roberto Mendes que me emprestou a suspensão para que pudesse correr... Foi uma experiência nova e um espectáculo bonito de se ver e de se correr ...

Fotos   (brevemente Video)

                               Taça de Portugal XCO#3 Vila do Conde


foto by: Fernando Almeida

Este domingo dia 17 de Abril realizou-se em Tougues , freguesia do Concelho de Vila do Conde , a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de XCO. Prova esta onde a equipa marcou presença com vários atletas. Chegamos Sábado por volta da 1h para o reconhecermos o percurso. Percurso que era de um nível bastante elevado. Para dizer a verdade , acho que foram poucos os circuitos que corri com um nível quer técnico , quer físico tão elevado , com descidas mesmo à downhill. Só tenho pena que com o passar dos atletas o percurso se danificasse cada vez mais e ficasse com várias zonas onde era  muito difícil transpor montado na bicicleta.  Mas este reconhecimento veio a interferir no decorrer da prova e de que maneira, numa das descidas parti a parte superior da suspensão e ora estava bloqueada , ora estava desbloqueada, entretanto consegui com a ajuda do sr Salvado solucionar o problema e a suspensão ficou a funcionar , embora não desse para bloquear.
Em relação ao decorrer da prova o meu escalão contava com 73 atletas á partida, parti por volta da posição 45, coloquei um ritmo forte logo desde inicio para ganhar lugares no pequeno start-loop que fizemos antes da entrada no circuito. Após a entrada na zona de terra, bem mais estreita que a parte inicial , já havia muitos atletas a baixar o ritmo , pois a frente da corrida já rodava nas partes em single-track, onde só era possível , passar um atleta de cada vez. Enquanto la na frente se rodava a um ritmo muito alto, ca mais para trás , onde seguia , era impossível transpor muitas das zonas montado na bicicleta , as descidas e subidas mais técnicas tinham de ser assim, todas feitas à mão. Com o passar das voltas, o pelotão foi-se alongando e assim já dava para fazer tudo , ou praticamente tudo montado. No entanto após ter partido a suspensão no reconhecimento e ter solucionado o problema no sábado, esta voltou a ceder logo na segunda volta e perdi, a tampa que se partiu , ainda voltei para trás a correr a ver se a achava , mas nada e a partir dai a suspensão começou a perder óleo , até que ficou completamente rígida e fiz cerca de 2 voltas com a suspensão completamente bloqueada, para juntar a festa na terceira  volta ouço um estalo no selim, um dos carris estava partido. Com algum receio tentei manter um ritmo  estável que me permitisse terminar a corrida sem correr o risco de ficar com a suspensão a bater no fundo nem sem selim. Mas na ultima subida a cerca de 500 m da meta , fui dobrado pelo líder da corrida, seguia nesse momento na 33º posição , no entanto até passar a meta ainda me ultrapassaram mais 2 atletas , tendo terminado no final na 35º geral,  15º do escalão de Sub-23. Posso dizer que não fiquei contente com a minha prestação apesar de ter sido o 4º atleta Sub-23 de 1ºano, pois não tinha sequer posto em causa a hipótese de ser dobrado, mas como a sorte mais uma vez não teve do meu lado, acabei por ter alguns problemas mecânicos que me obrigaram a perder tempo. Em relação a equipa, o melhor resultado foi o do Marco Macedo 10º na prova de Veteranos o João Mariano que seguia melhor classificado, acabou por ter uma aparatosa queda , que o levou a abandonar a corrida. Nos Elite/Sub23  o Miguel Salvado fez uma prova de excelência terminando na 22ª posição o Ruben Rocha com uma prova de grande nível , chegou a andar a frente do Miguel mas no final quebrou e terminou na 24ª posição. Nos Juniores o Diogo Monteiro, demonstra um crescendo de forma e adaptou-se bem ao circuito conseguindo terminar a prova no 13º posto, o Kevin  terminou um pouco mais atrás no 33º posto. Na categoria de Vet B , José Salvado foi 23º . A próxima prova da Taça de Portugal XCO, realiza-se em Seia. Quero desde já agradecer o apoio de todos , principalmente o apoio prestado pela equipa, irmão e treinador Tiago Aragão.

Classificações completas
( video brevemente)

Class. 5 primeiros

1  Mário Luís Miranda Costa Sub-23 ASC - Bravus Curas 1:33:30.542 5
2  Rúben José Neves Almeida Elite SAERTEX Portugal / Bicicletas Lavarinhas 1:33:45.093
3  David Escolar Ballesteros Elite Villarosa C.C. 1:33:57.243
4  Ricardo Paulo Reis Marinheiro Sub-23 Tx Active Bianchi 1:34:31.369
5  Vitor Manuel Teixeira Santos Elite Távola Bikestore - Bifase 1:38:58.058

Taça de Portugal XCO#2 Povoa do Lanhoso



Foto By Mota

Dia 03 de Abril realizou-se em Povoa do Lanhoso , mais propriamente no park aventura diverlanhoso, a 2ª prova pontuável para a Taça de Portugal de XCO. Prova esta onde a equipa marcou presença com vários atletas. Chegamos Sábado por volta das 13h e 30min para fazer o reconhecimento do percurso.Percurso este de categoria C1 ,  e já com algum grau de exigência quer a nivel técnico quer a nível físico, foi introduzida uma nova descida que veio a modificar o circuito do ano passado tornando-o mais técnico e exigente. Parecia um autentico carrossel e muito divertido. Domingo foi então o dia da prova, após o aquecimento os atletas foram chamados para a linha de partida. Embora tenha ficado na posição 40 na prova passada voltei a partir muito atrás, desta vez na penúltima fila dos mais de 150 atletas presentes no meu escalão. Antes dos atletas entrarem no circuito foi feito um pequeno Start Loop , para haver menos confusão , embora essa confusão não tenha sido evitada , pois o Start Loop possuia uma zona em Single-track e os mais de 150 atletas ficaram amontoados naquela zona. Como era de esperar após ter recuperado alguns lugares cheguei a zona do single-track e os atletas ja se encontravam todos parados, só os primeiros conseguiram passar. Após terminar o start loop tentei recuperar o máximo de posições possiveis, seguia nesta altura com o meu colega de equipa Ruben Rocha , tentado ultrapassar o maior número de atletas, até que já a mais de meio da 1ª volta na tal nova descida mais técnica do circuito, sofri uma queda e fiquei caído, pendurado por uns arbustos. Todos aqueles atletas que tinha passado anteriormente, passaram novamente por mim, perdendo bastante tempo e para juntar a festa fiquei com a transmissão estragada , não conseguindo que a bicicleta ficasse numa mudança fixa e andasse sempre a saltar. O ritmo lá na frente era alto e com estes problemas fui dobrado já no final da minha 4ª volta , ficando assim a 3 voltas do vencedor Periklis ILIAS (atleta da selecção Grega) na 118º posição. Em relação a equipa o melhor resultado coube novamente ao  Marco Macedo com um 10º lugar na prova de Veteranos A seguido do João Mariano, que terminou em 11º. Nos Elite/Sub23 O Miguel Salvado com uma grande prestação seguia nos 35 primeiros mas com um problema mecânico na penúltima volta acabou na por perder alguns lugares tendo terminado em 43º , o Ruben Rocha que igualmente como eu, perdeu muito tempo no Start Loop, terminou a prova a uma volta do vencedor na 49ª posição. Nos Juniores o Diogo alcançou  o 28º lugar com uma excelente prestação e o Kevin ficou a uma volta do vencedor na 40º  posião.  Na categoria de Vet B , Carlos Madureira voltou a estar presente na Taça de Cross onde alcançou o 23ºlugar  e o José Salvado terminou em 27º . A próxima prova da Taça de Portugal XCO, realiza-se dia 17 de Abril em Vila do Conde. Quero desde já agradecer o apoio de todos , principalmente ao apoio prestado pela equipa e familia.

Class. 5 primeiros
1  Periklis ILIAS Elite Greece National Team 1:35:07.436 7
2  Brzozka Piotr Sub-23 JBG-2 Professional MTB Team 1:35:08.831 00:00:00 7
3  David João Serralheiro Rosa Elite Swift / Carboom / Prototype 1:35:15.712 00:00:00 7
4  Kohei Yamamoto Elite Anchor 1:35:20.920 00:00:00 7
5  Tiago Jorge Oliveira Ferreira Elite BTT Seia 1:36:12.766 1:05.330 7


Classificações Completas   
FOTOS   
Video

                           Taça de Portugal XCO#1 Torres Vedras (Cucos)



Foto BY: Maria Juanita 

Este domingo dia 27 de Março realizou-se em Cucos, a primeira prova pontuável para a Taça de Portugal de XCO. Prova esta onde a equipa marcou presença com vários atletas. Chegamos Sábado de manhã para fazer o reconhecimento do percurso. Percurso esse que não possuía um grande nível de dificuldade técnica ao longo de toda a sua extensão, apenas com uma zona bastante técnica numa descida com vários drops e com muitas raízes. Não deixava de ser um circuito duro , pois tinha muita subida e alguns topos bem inclinados.
Depois da equipa realizar o reconhecimento, começa a chover e foi ai que mudou tudo , o circuito que era praticamente todo feito em cima da bicicleta deixou de o ser, a terra húmida , deu lugar a um completo mar de lama , que se agarrava completamente as rodas e tornava quase impossível movimentar a bicicleta , quer fora dela quer a pedalar. Em relação ao decorrer da prova o meu escalão contava com 109 atletas inscritos e como não tenho ranking , coube-me partir mais atrás, coloquei um ritmo forte logo desde inicio , até que chegou a primeira zona de lama e todos os atletas tiveram de desmontar e correr com a bicicleta as costas, era quase impossível passar montado na bicicleta, perdi algum tempo pois os sapatos não agarravam e não sou propriamente bom a correr com a bicicleta as costas. Chegado ao cimo da subida foi tentar recuperar lugares perdidos , tarefa muito difícil, pois com o estado do terreno não era fácil ultrapassar e as subidas e descidas onde podia se feita a diferença estavam cobertas de lama, a diferença era feita assim com a bicicleta as costas. No final terminei na 40º posição sendo dobrado pelo vencedor , apenas 21 dos 106 atletas conseguiram acabar , fiz 17º do escalão de Sub-23. Posso dizer que não fiquei contente com a minha prestação apesar de ter sido o 4º atleta de Sub-23 de 1ºano e ter ficado para lá de meio da tabela, não consegui ver também o estado de forma em que me encontro pois ora ia a correr com com a bike as costas ora ia montado. Em relação a equipa, o grande destaque vai para o Marco Macedo com um brilhante 4º lugar na prova de Veteranos A seguido do João Mariano, que terminou em 8º. Nos Elite/Sub23 O Miguel Salvado e o Ruben Rocha conseguiram a 26º e 27º posição respectivamente. Nos Juniores , com a duas estreias , por parte do Kevin e do Diogo que conseguiram a 30º e 37º posições respectivamente. Na categoria de Vet B , Carlos Madureira com uma estreia na Taça de Cross alcançou o 15ºlugar  e o José Salvado foi obrigado a desistir depois de uma queda . A próxima prova da Taça  Taça de Portugal XCO, realiza-se já no próximo fim-de-semana na Póvoa do Lanhoso. Quero desde já agradecer o apoio de todos , principalmente ao apoio prestado pela equipa e familia


Class. 5 primeiros
1  Mário Luís Miranda Costa Sub-23 ASC - Bravus Curas 01:47:09
2  Tiago Jorge Oliveira Ferreira Elite BTT Seia 01:50:04 00:02:55
3  Kohei Yamamoto Elite Anchor 01:51:14 00:04:05
4  Rúben José Neves Almeida Elite SAERTEX Portugal / Bicicletas Lavarinhas 01:51:23 00:04:14
5 JEANTET NICOLAS Sub-23 ISD CYCLING TEAM 01:52:23 00:05:14

Classificações Completas   
Video


Taça de Portugal XCM#1 Leiria






Foto by:https://picasaweb.google.com/blogotapt

Este domingo dia 20 de Março realizou-se em Pousos (Leiria) a primeira prova pontuável para a Taça de Portugal de maratonas. Prova esta onde a equipa marcou presença com vários atletas. Adivinhava-se uma prova dura , com 2200 m de acumulado em apenas 75km de trilhos com muita pedra característicos desta região. O sol e o calor também vieram animar a festa. Parti na 4ª boxe , onde se encontravam os atletas com os dorsais do nº 150 ao 200, a mim calhou-me o 188, pois não tinha ranking do ano passado.Em relação ao decorrer da prova inicialmente não quis colocar um ritmo muito forte, pois não estou habituado a fazer este tipo de provas longas e sendo a minha primeira maratona quer da Taça , quer de 2011 não sabia o que me espera pela frente. Andei com vários grupos de atletas e fui recuperando lugares ao longo da maratona , julgo que já na parte final foi onde consegui recuperar mais lugares. A maratona serviu assim para de uma certa forma , ter uma nova experiência , e treinar quer o físico quer a técnica pois Leiria , trouxe aos corajosos que se atreveram a participar, uma grande variedade de trilhos , muitos single-tracks , que podiam muito bem fazer parte de um circuito de XCO. A classificação foi modesta 88º da geral e 44º do escalão de Elites/Sub-23, sendo 7º contando apenas com os sub-23 e 2º atleta do ano 1992. Éramos 116 elites e mais de 450 atletas federados no total , sem esquecer a promoção que contava com mais de 600 atletas. Cheguei a 29 min do vencedor José Silva.  Quanto ao resta da equipa, o grande destaque vai para o João Mariano com um brilhante 3º lugar em Veteranos A e 17º da geral ocupando assim o pódio com 2 grandes do Btt Nacional , José Silva e Sérgio Valente, mesmo após problemas mecânicos na bicicleta, mais um destaque para o Miguel Salvado que conseguiu a 15ª posição de Elite/Sub-23 e 19ª da geral, grande prova também por parte do Miguel. O Bruno Fernandes e o Marco Macedo foram respectivamente 35º e 44º da geral , sendo o Bruno o 22º da Elite e o Marco o 16º Vet A. Também nos Veteranos A , Sérgio Santos após partir a corrente foi obrigado a desistir com apenas 10 km de prova percorridos. Nos categoria de Vet B , Carlos Madureira com um honroso 21º lugar sendo classificado na geral no lugar 148. Também nos Veteranos B, José Salvado alcançou o 47º posto da categoria e 288º da geral. Posso concluir que foi um bom treino para o próximo fim-de-semana , para a 1ª Prova da Taça de Portugal XCO, onde a equipa vai marcar presença. Quero desde já agradecer o apoio de todos , principalmente ao apoio prestado pela equipa , quer durante a prova nos abastecimentos pelo sr José Alves bem e do sr Soares , quer depois da prova , e também ao meu irmão, bem como á Maria João Gouveia que me preparou um pequeno video.... Sem esquecer o mestre Tiago Aragão, que sempre tem apoiado com a sua sabedoria a nível do treino....


Fotos
Classificações
Video
Site da Equipa


                                           XCO Internacional Vale de Rãs




Foto BY: Maria Juanita

No passado dia 13 de Março , teve lugar em Rãs (Penafiel), a 1ª prova de nível internacional realizada em território Nacional de 2011, prova esta de categoria C2. Não tinha previsto ir a esta prova, mas na 5ª-feira anterior , surgiu a oportunidade e assim fiz. A minha visita ao Vale de Rãs começou logo por volta das 10h de sábado , onde realizei o reconhecimento do circuito. Circuito este que tinha cerca de 4,5km por volta e 169m de acumulado, este,  era praticamente todo da 1ª subida, uma subida muito dura , principalmente a parte de calçada inicial , pois tinha uma pendente bastante elevada, após a longa subida vinha a descida sempre em single-track , feita até à entrada numa parte mais rolante com cerca de 1km a rolar dentro de uma vinha . No que toca a prova, com uma partida da ultima fila do total de 54 atletas , tentei recuperar o máximo de lugares possíveis, neste tipo de circuito muito curto sendo constituído na sua totalidade  praticamente em single-track, tornou-se muito difícil ganhar posições e ultrapassar atletas mais lentos, principalmente os juniores e classes femininas que partiram enquanto decorria a prova de Sub-23/Elites , ultrapassar torna-se uma tarefa muito difícil. A cerca 2 voltas do fim estava no Top 30 e acabei na 29º posição da geral e 11º entre os sub-23. O resultado soube a pouco , mas tenho noção de que ainda não tenho metade do ritmo competitivo que muitos dos atletas presentes têm , ritmo este que só se ganha com as competições e sendo esta a minha 1ª prova em sub-23/Elite serviu como um teste para ver como me encontro e no que poderei melhorar. Obrigado a todos aqueles que me apoiaram durante a prova, especialmente ao meu irmão, bem como a minha equipa Liveplace by Palegessos/Bicicletas Santiago que apesar de não estar presente me apoiou de fora.

Classificações completas
FOTOS
Video 1/2 Reconhecimento
Video Resumo



                                                                       Mais do mesmo...



No passado dia 06 de Março , teve lugar em São Vicente e Ventosa (Elvas)  a 6ª prova pontuável para o circuito Inatel 2010/ 2011. A equipa marcou presença em vários escalões.  O traçado inicial feito pelo CCD São Vicente e Ventosa acabou por não acolher a prova devido ao mau estado do terreno. Esta foi mudada para outro local, com uma extensão de 3600m por volta e sem qualquer nível de dificuldade técnica, bom para quem gosta de rolar, pois tinha apenas 33m de acumulado por volta e no qual se encontravam zonas com muita água e lama.
A participação da equipa LIVEPLACE BY PALEGESSOS/ BICICLETAS SANTIAGO foi muito positiva , apresentado a consistência em obter os principais lugares do pódio como já tinha feito nas provas transactas.  O que posso dizer da minha prova, desta vez partimos juntos com o escalão sénior  e logo de início senti alguma dificuldade em seguir ao ritmo dos primeiros, fui tentando recuperar de volta para volta e terminei assim na 4º posição da gral e em 1º dos juniores.  A equipa alcançou a 1ª e 2ª posições do podio de séniores com um 1º lugar do Ruben Rocha  e 2º lugar do Miguel Salvado que após alguns deslizes no terreno que se encontrava muito enlameado , o impediram de lutar taco a taco com o seu colega Ruben. Em Juniores o 1º de Rui Carvalho, 2º Ruben Carrilho , já em Veteranos B o maior destaque vai para o 1º lugar do Paulo Jesus que consegui o resultado que ja tinha conseguida na prova anterior seguindo-se  José Salvado em 5º e em 6º  José Alves.  Carlos Madureira , a nossa nova contratação para as provas federadas,  alcançou o 2º lugar também em veteranos B.  Esta será provavelmente a minha ultima prova do inatel este ano. Quero agradecer o apoio de todos durante a prova , principalmente a todos os elementos da comitiva das bicicletas Santiago, bem como ao meu irmão...






Sempre a "Top"

 

No passado dia 20 de Fevereiro , teve lugar em Ouguela (Campo Maior)  a 5ª prova pontuável para o circuito Inatel 2010/ 2011. E como sempre a equipa marcou presença.  O traçado feito pelo CCD Geda Atalaya, podia ter sido um bom circuito de XC embora com pouca técnica, mas com uma subida dura , onde dava para fazer a diferença caso a chuva que se fez sentir nos dias anteriores não tivesse aparecido. Assim os atletas ficaram algo descontentes com o circuito pois a tal subida , ficou intransponível a não ser com a bicicleta à mão, para já não falar no lamaçal que existia antes da mesma.
"Top" é a palavra que utilizo para descrever a participação da equipa LIVEPLACE BY PALEGESSOS/ BICICLETAS SANTIAGO, chegou , viu , venceu e convenceu em todas as categorias no qual teve atletas presentes.  O que posso dizer da minha prova, desde a partida até ao final liderei , o objectivo não era ganhar nos juniores , mas sim fazer o melhor lugar possível na geral e assim foi, ataquei forte logo de inicio e comecei a recuperar lugares para a frente , onde o Marco Macedo tomou a iniciativa de seguir na frente, na 4ª volta das 6 que se tinham de cumprir já me encontrava na 3º posição da geral, seguindo o meu colega de equipa Ruben Rocha, na 5ª volta colei nele e na 6ª consegui ganhar alguma vantagem, terminando assim em 2º lugar da geral, tendo em conta que partimos com cerca de 1 minuto de atraso para os séniores, foi uma boa prova para esta fase da época.  A equipa alcançou todos os lugares do podio de séniores com um 1º lugar do Marco Macedo um 2º do Ruben Rocha  e um 3º lugar do Miguel Salvado que após um rasgão na roda , e alguma corrida  a pé conseguiu recuperar até chegar a 4º da geral e 3º Sénior. Em Juniores o 1º de Rui Carvalho, 2º Diogo Monteiro , já em Veteranos B o maior destaque vai para o 1º lugar do Paulo Jesus que consegui o resultado para o qual tem trabalhado e lhe fica muito bem seguindo-se  José Salvado em 5º e o 6º de José Alves que mostra um crescendo de forma.  Carlos Madureira , a nossa nova contratação para as provas federadas,  alcançou o 3º lugar também em veteranos B.  Quero agradecer o apoio de todos durante a prova e principalmente ao Senhor José Alves que esteve incansável no apoio aos seus atletas , Obrigado ...

                                                                  FOTOS 
                                                               Vídeo Reconhecimento
                    Video Prova Séniores / Juniores: http://www.youtube.com/watch?v=O7bue1G5A4A
                                                                  Bicicletas Santiago


Resultados da equipa:
Séniores:                                             
1º -Marco Macedo
2º- Ruben Rocha                        
3º - Miguel Salvado                         
6º - Roberto Mendes

Juniores:
1º- Rui Carvalho
2º- Diogo Monteiro

Veteranos B
1º- Paulo Jesus
5º- José Salvado
6º - José Alves
16º- Manuel Martins 


 Merida prepara Temporada



Foram vários os atletas da equipa que hoje marcaram presença na 4ª prova pontuável para o circuito Inatel 2010/ 2011. Nesta 1ª prova de 2011 a equipa mostrou ter uma palavra a dizer em todos os escalões , embora se tenha destacado no o escalão de Seniores e Juniores. Sendo o traçado feito num sítio já conhecido de todos não há muito a falar , apenas de realçar a organização pelo esforço que fez para que o circuito não se tornasse tão monótono como nas edições passadas , Os ases do Pedal , estão de Parabéns....  Pois embora ainda tivesse algumas partes em estradão muito rolante , tinha muitas zonas em single-track. Após umas semanas onde a carga já foi alguma, aproveitei esta prova para verificar o momento de forma em que me encontro. Em relação a prova, desde cedo tomei a liderança da corrida com o meu colega Ruben Carrilho,  andamos as 2 primeiras voltas juntos , mas ele acabou por quebrar e a partir daí ganhei vantagem: O Elite  José Aparício, da equipa Jorbi Test Team , vencedor da geral passou por mim e foi embora, não tive resposta , depois o Ruben Rocha da minha equipa chegou-se a mim e demos cerca de 3 voltas juntos até ao final , terminado assim 1º entre os juniores e 3º da geral. Em relação ao resto da equipa tiveram uma prestação positiva , nos séniores a equipa alcançou o 2º do Ruben Rocha  e 3º lugar do Miguel Salvado. Em Juniores o 1º de Rui Carvalho, 2º de Ruben Carrilho 3º de Diogo Monteiro e 4ª de Kevin Sá, já em Veteranos B o maior destaque vai para o 3º lugar do Paulo Jesus e o 4º de José Salvado. Sem esquecer Carlos Madureira , nova contratação das Bicicletas Santiago , para as provas federadas, que alcançou o 2º lugar também em veteranos B


Fotos da prova
Séniores:
2º- Ruben Rocha
3º- Miguel Salvado
6º- Pedro Correia
8º- Roberto Mendes

Juniores:
1º- Rui Carvalho
2º- Ruben Carrilho
3º- Diogo Monteiro
4º- Kevin Sá

Veteranos B
3º- Paulo Jesus
4º- José Salvado
9º - José Alves   
17º- Manuel Martins


       My Ride Edição de Fevereiro...

É com muito gosto que anuncio a minha colaboração com a revista My Ride Magazine, e logo na sua 2ª edição. É importante vermos o nosso trabalho diário recompensado, ainda para mais sendo esse trabalho aquilo que mais gostamos de fazer. Quero deixar um agradecimento especial ao Marco Fidalgo, pela oportunidade que me deu.

Fiquem com o Link da Edição de Fevereiro e não se esqueçam de ler as próximas edições : http://issuu.com/myridemagazine/docs/myridemagazinefevereiro2011 






Calendário de alguns dos eventos onde vou
marcar presença em 2011








 

Deixem o vosso feed-back clicando AQUI
Fotos da Prova