Taça de Portugal XCO#1 Castro Marim














Taça de Portugal de Cross Country
Castro Marim recebeu cerca de 200 "betetistas"
A Taça de Portugal de Cross Country (XCO), variante olímpica do BTT, começou este fim-de-semana em Castro Marim. Participaram na primeira etapa da Taça'08 cerca de 196 praticantes, 26 em promoção e 170 nos diversos escalões destinados a atletas federados.

O campeão nacional de maratonas, Luís Pinto (BTTerra-GD Pedreiras) esteve em evidência ao ganhar, destacado, a prova de elite. O betetista minhoto cumpriu os 40 quilómetros do percurso em 2h07m40s, à média de 18,799 km/h. Luís Pinto deixou os adversários a grande distância. O segundo classificado foi o argentino Sebastian Blanco (Blackjack/Castrovães), que gastou mais 4m23s, e o terceiro João Marinho (Team Bike Zone/Scott/ADA), que ficou a 6m23s do vencedor.

Entre as senhoras, a melhor foi a campeã nacional e vencedora da Taça de Portugal de 2007, Sandra Araújo (BT Trilhos), que gastou 1h59m52s para cumprir os 30 quilómetros da prova, fazendo uma média de 15,017 km/h. No segundo lugar posicionou-se a polaca Magdalena Balana, que corre como individual, a 58s, tendo o pódio ficado completo com Isabel Caetano (Blackjack/Castrovães), que precisou de mais 6m53s do que Sandra Araújo para terminar a corrida.

Nos juniores, destaca-se prestação de Ricardo Marinheiro (BT Trilhos). O jovem subiu este ano de cadete a júnior, mas a juventude não o impediu de levar a melhor sobre toda a concorrência. Ricardo Marinheiro terminou a prova de 30 quilómetros em 1h44m01s, à média de 17,305 km/h. O segundo classificado foi Diogo Afonso (Blackjack/Castrovães), a 1m35s, e na terceira posição quedou-se Mário Costa (Mediverde/Maxibikes/Casa do Povo da Retorta).

Relato:
Nesta prova parti bem e colei-me no grupo da frente, o ritmo no inicio da prova estava muito alto e formou-se um grupo na frente da corrida com cerca de 6 elementos nos quais eu estava incluido, o circuito era muito tecnico e alguns elementos do grupo passaram por dificuldades para seguir na frente da corrida. Dois atletas destacaram-se na frente da corrida e o grupo partiu-se em 2, ficando eu no segundo grupo. Quase a chegar à primeira passagem pela meta sofri uma queda quando vinha no quarto lugar da classificativa, perdi dois lugares! Perdi algum tempo com esta situação, não pelo tempo que levei a montar-me na bicicleta mas sim pela parte psicologica. Levei algum tempo a recuperar, mas continuei com o meu ritmo melhorando volta a volta, na segunda volta cheguei ao quinto posto da classificativa e nunca mais o larguei ate ao final da prova. Na ultima volta senti algumas dificuldades devido ao aparecimentos das malditas cãibras musculares, mas mesmo assim com algum esforço consegui fazer uma boa prova chegado a apenas 2min e 30 seg do 1º Classificado André Pereira da equipa "Casa do Benfica Vila Real de Santo António" um atleta da casa. O balanço que faço desta prova é positivo mas espero melhorar de prova para prova...


A próxima etapa da Taça de Portugal de XCO realiza-se no dia 13 de Abril, em Avis. A organização das provas da Taça é da Montycirclemix, sob a égide da União Velocipédica Portuguesa-Federação Portuguesa de Ciclismo.

Vencedores da 1ª Prova da Taça de Portugal de XCO

Categoria Atleta
Elite masculina Luís Pinto (BTTerra-GD Pedreiras)
Elite feminina Sandra Araújo (BT Trilhos)
Juniores masculinos Ricardo Marinheiro (BT Trilhos)
Juniores femininos Sandra Pinto (Blackjack/Castrovães)
Cadetes masculinos André Ferreira (Casa do Benfica Vila Real de Santo António)
Cadetes femininos Susana Conceição (BTT Loulé/Barbot-Casa Jenuíno/Finibanco)
Veteranos A Davide Inácio (GD Volta da Pedra)
Veteranos B António Silva (Blackjack/Castrovães)
Promoção João Barreira (Bike Clube São Brás)

Sem comentários:

Enviar um comentário